8 passos para montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete

cozinha industrial em seu restaurante

cozinha industrial em seu restaurante

Para montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete, o empresário deve pensar em todos os custos, inclusive de contratação de um engenheiro ou arquiteto, além da compra dos equipamentos. Tudo deve ter um bom planejamento para que o retorno seja como o esperado, produzindo alimentos com segurança e com a qualidade exigida pelos clientes.

Um dos requisitos básicos é pensar tanto no funcionamento quanto nas necessidades, com a projeção da quantidade de clientes que serão atendidos. Montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete vai exigir do empresário a estrutura adequada, dentro de um espaço que seja suficiente para que todos os empregados possam trabalhar com a estrutura necessária. Ou seja, não basta apenas comprar os equipamentos mais modernos sem que haja a certeza de que os mesmos irão atender as necessidades.

A seguir, veja as principais etapas para montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete, permitindo preparar os alimentos com higiene, rapidez e com a qualidade exigida pela clientela:

1-A cozinha industrial deve ser vista como uma fábrica

O próprio nome já diz: você vai montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete e, por isso, a cozinha deve ser vista como uma fábrica, com uma linha de montagem, onde cada área será responsável por uma fase da produção dos alimentos.

Assim, antes de pensar nos equipamentos, é preciso definir como irá funcionar a cozinha, como, por exemplo, onde será feitos cada tipo de alimento, já que também serão necessários utensílios diferentes.

2-Contratando um arquiteto

A melhor forma de montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete é contratando um arquiteto para montar o projeto, evitando futuros problemas.

O arquiteto deve ser orientado para fazer o projeto de acordo com as necessidades do estabelecimento, manejando o espaço para instalação dos equipamentos, para circulação e para sua correta distribuição dentro da cozinha.

3-Analisando as dimensões da cozinha

Ao montar uma cozinha industrial para seu restaurante, bar e lanchonete, é preciso analisar a quantidade de alimentos que será preparada no dia a dia, permitindo prever uma futura expansão.

As bancadas, despensas, fornos, geladeiras, freezers e fogões devem ter o tamanho adequado para que a empresa possa crescer sem preocupações futuras.

4-Providenciando os equipamentos

Para montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete, o empresário deve pensar em todos os detalhes, analisando as seguintes necessidades:

  • Deve haver uma área para recebimento de produtos dos fornecedores;
  • O espaço para a armazenagem de alimentos deve ser suficiente para que todos mantenham sua qualidade, como geladeiras, freezers e despensas;
  • O espaço deve prever as áreas para higienização, com pias e bancadas de aço inox; para preparação inicial, com a bancada para cortes e fatiamentos; área para guardar os utensílios, como vasilhames, panelas e equipamentos; área de cozimento, que deve ter os fogões, fornos, chamas, fritadeiras e coifa para exaustão; área para embalagem e armazenamento de alimentos no caso de entrega; área de lavagem de utensílios e área de serviço para lavagem de aventais, panos de cozinha e aventais, além dos produtos de limpeza, que devem ficar longe dos alimentos;
  • É necessário também atenção para o local de lixo e abrigo externo para gás.

5-Aproveitando melhor o espaço

Quando for montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete, é necessário pensar nas prateleiras e armários em locais de fácil acesso, aproveitando espaço sob bancadas para facilitar a utilização de equipamentos.

Os alimentos não podem ser armazenados no chão e a cozinha deve ser higienizada todos os dias, além de prezar pela não obstrução do piso com objetos soltos e caixas, por exemplo.

6-Aproveitando o uso da luz solar e da circulação de ar

A iluminação e ventilação devem ser pensadas ao montar uma cozinha industrial para seu restaurante, bar e lanchonete, dando preferência à luz natural, sem obstruir passagens de ar.

A cozinha precisa ter equipamentos de ar condicionado e de ventilação para que o ambiente não seja muito abafado ou quente, além de ser necessário um sistema de exaustão para eliminar a gordura presente no ar.

7-Revestimentos: um ponto importante para a cozinha

Ao montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete, é necessário seguir a legislação para escolher o revestimento e o piso. As paredes devem ser revestidas com azulejos e o piso de cerâmica fria, mais fácil de ser higienizado.

Nas bancadas, pias e cubas, o material deve ser em aço inox e locais de madeira devem ser revestidos de fórmica para resistir ao calor.

8-Conhecendo a legislação

Para montar uma cozinha industrial em seu restaurante, bar e lanchonete, o empresário deve conhecer a legislação, atendendo as exigências da Anvisa para ter a liberação de funcionamento.

Converse antes com seu contador e conheça tudo o que a Vigilância Sanitária da sua cidade exige para a cozinha industrial. Assim, você poderá planejar e construir o espaço sem correr o risco de qualquer prejuízo com reformas ou alterações.

Agora você já sabe como ter uma cozinha industrial no seu estabelecimento. Siga o que aprendeu e transforme sua cozinha!

Aproveite e confira dicas para a contratação de colaboradores ideais para o seu estabelecimento comercial!

Até a próxima!

WhatsApp chat