Marketing para bares e restaurantes

Marketing para bares e restaurantes

Marketing para bares e restaurantes

Com a correria do dia a dia, é grande o número de pessoas que não tem tempo disponível para preparar sua própria alimentação, recorrendo a bares e restaurantes para fazer as refeições. Muitos empreendedores têm percebido essa tendência e, a cada ano, estão investindo mais no setor. Prova disso é o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI) nessas atividades, que passou de 27 mil em 2015, para mais de 31 mil em 2016.

Com tantos empreendedores apostando nesses segmentos, há, consequentemente, um aumento da concorrência. Pensando nisso, o Sebrae Minas lembra da importância do planejamento e da gestão, e destaca diferenciais focados na criatividade, ambientação e no bom atendimento, fatores que podem ser cruciais para quem quer continuar no mercado. Conheça algumas dicas:

  • Crie afinidades com o cliente: a marca é a identidade do seu negócio, então, crie uma ligação emocional com seus clientes. Utilize sua marca na decoração da empresa e nos materiais que possuem contato direto com o seu público.
  • Reforce sua empatia! Divulgue bem o seu empreendimento: o cliente é influenciado a ir ao restaurante cujo nome circula entre seus conhecidos e amigos. A internet oferece canais para facilitar essa presença entre as pessoas e, na maioria das vezes, de forma gratuita. Crie seu site, utilize as redes sociais e os ambientes de projeção da sua empresa na web.
  • Valorize o ambiente: para transformar a refeição em uma inesquecível experiência, é preciso criar algo especial nas instalações. A criatividade na decoração pode ser um diferencial.
  • Ilumine de forma adequada: a primeira impressão do cliente é muito influenciada pela iluminação, que deve ser cuidadosamente planejada para se tornar funcional e agradável. A decoração pode ser valorizada quando objetos de destaque são iluminados com a tonalidade e intensidade certas. Lâmpadas eficientes, que considerem o conforto térmico do ambiente, são um dos fatores essenciais do projeto.
  • Crie um espaço de circulação: ao facilitar a movimentação das pessoas e dos produtos no local, é possível determinar a melhor posição e as dimensões de ambientes como bar, balcões, banheiros e cozinha.
  • Seja acessível: é importante que seu negócio esteja pronto para receber todas as pessoas. Planeje a melhor forma de instalar rampas, adaptar banheiros e planejar outras medidas que facilitem a circulação e o atendimento aos clientes.
  • Faça com que os clientes queiram voltar: a música agradável, o serviço impecável e os pratos montados de maneira original podem tornar a experiência tão gostosa quanto a refeição. Invista em elementos que vão além do paladar. O visual, o aroma, e o som podem diferenciar o seu negócio dos demais.
  • Vista-se bem para receber os clientes: o uniforme usado pela equipe depende da proposta do negócio. Seja uma camiseta padronizada, seja um traje formal completo, o uniforme deve ser planejado para refletir sua identidade, ou seja, ser a extensão da marca.
  • Faça do cardápio a alma do negócio: o design transforma o menu em um grande atrativo. Ele valoriza os produtos e torna o cardápio a alma do negócio. Invista em fotos feitas especialmente para esse uso, pois muitos clientes escolhem mais pelas imagens do que pelas descrições. Avalie também se um cardápio digital cabe no projeto do seu negócio. A experiência interativa pode ser apreciada pelos clientes.

 

Fonte: Sebrae

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