COMO ABRIR UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

como abrir uma escola de educação infantil

como abrir uma escola de educação infantil

Quer saber como abrir uma escola de educação infantil? Então fique aqui, que daremos dicas importantes para facilitar o caminho a ser percorrido.

Nesse texto, vamos falar sobre os desafios e as oportunidades do seguimento de escola de educação infantil, a estrutura necessária, planejamento do negócio, o processo para formalizar o negócio e assessoria necessária para a gestão da sua escola.

 

Desafios e oportunidades ao abrir uma escola de educação infantil

 

Sabemos que na época em que vivemos, os pais estão cada vez mais em busca de melhores condições e qualidade para a educação dos seus filhos.

E em muitos casos encontrar a qualidade de ensino que os pais mais exigentes requerem aos seus filhos, é uma tarefa muito difícil quando se trata de ensino publico.

Não é só a qualidade do ensino que está em jogo, porque em muitos casos, dependendo do município, as vagas são limitadas, principalmente quando se trata de creches.

Diante desse cenário, a alternativa para suprir essa necessidade de mais qualidade e ampliação de vagas é buscar escolas particulares que oferecem esse serviço.

Para quem deseja abrir um negócio e ter bons resultados, abrir uma escola de educação infantil é uma excelente oportunidade de negócio que vale a pena ser estudada.

Com essa expectativa de ótima qualidade de ensino por parte dos pais, o desafio é enorme para quem quer abrir uma escola de educação infantil para não transformar essa expectativa em decepção.

Por isso enfatizo aqui que abrir uma escola de educação infantil é uma excelente oportunidade de negócio para você empreender e o desafio é enorme, então estude mais sobre esse assunto e sucesso para você.

 

 

Estrutura necessária para abrir uma escola de educação infantil

 

Para montar uma escola de educação infantil é necessário ter uma estrutura adequada ao nível de serviço que você vai oferecer, ou seja, você precisa definir o publico que você vai atender.

Em outras palavras, se você pretende oferecer um serviço Premium na sua escola de educação infantil, você precisa ter uma estrutura que impressione o cliente, de preferência em uma região nobre do município onde você pretende instalar.

Se você optar por um serviço mais básico e acessível, para atender apenas a população do bairro, a estrutura pode ser um pouco mais modesta, mais sem perder a qualidade do ensino que é o principal ingrediente desse negócio.

Independente do tipo de serviço que você vai oferecer, alguns requisitos básicos não podem faltar na sua escola de educação infantil, por exemplo, espaço ideal para as crianças na sala de aula para não tumultuar e o professor ter condições de atender todos.

Outros requisitos que não podem faltar são: um espaço de recreação e alimentação adequados de acordo com as quantidades e idades das crianças da sua escola de educação infantil.

Como abrir uma escola de educação infantil 1

Planejamento da sua escola de educação infantil

 

Tudo isso que falamos até agora devem fazer parte do planejamento de quem quer abrir uma escola de educação infantil, e não para por aí, pois outros itens importantes devem ser incluídos.

Existem diversos pontos que devem constar no seu planejamento, porém aqui vamos falar de apenas dois itens e enfatizar alguns já mencionados acima.

  • Investimento inicial necessário para adquirir equipamentos e pagar as despesas mensais até você ter uma quantidade de alunos suficientes;
  • Montar a equipe ideal para sua escola de educação infantil.

Como mencionamos no tópico acima, a definição do local e o tipo de serviço que você vai oferecer são de suma importância para definir o valor necessário de investimento, pois uma estrutura ampla demanda um valor maior de capital.

Se você não dispõe de muito capital para começar, não desanime, porque é possível começar com uma estrutura menor e mais enxuta e traçar o plano de crescimento gradativo para os próximos exercícios.

 

Caso você tenha duvidas de como montar ou aperfeiçoar seu plano de negócios para abrir uma escola de educação infantil, conte com a Somaplan Contabilidade, que podemos te ajudar nessa questão.

 

Entre em contato conosco agora, solicite um orçamento

 

 

Abertura e Formalização da escola de educação infantil

 

Agora que você já tomou a decisão de abrir uma escola de educação infantil e já está pronto para iniciar o seu projeto, você precisa registrar a sua empresa nos órgão competentes.

O primeiro passo é fazer o processo de viabilidade de instalação no seu município. Esse processo irá te mostrar se é possível exercer essa atividade no local escolhido.

Feito isso é hora de preparar o contrato social ou documento de constituição da sua escola de educação infantil.

Com o Contrato ou documento de constituição pronto e assinado é hora de registrar na Junta comercial do seu estado.

Após o registro na Junta comercial, você deve dar entrada na receita federal para ter seu CNPJ, na Secretaria da fazenda para ter sua inscrição estadual e na prefeitura de seu município para ter a inscrição municipal e o alvará de funcionamento.

Em alguns estados do País, o processo é registrado em único órgão e esse registro é compartilhado entre os órgãos interessados, diminuindo o tempo de registro e outras burocracias. Existem estados que o registro é parcialmente compartilhado, restando normalmente a parte municipal a ser feito separadamente.

 

Assessoria contábil, trabalhista, tributaria e gestão financeira

 

Outra questão a ser definida é o contador ou empresa de contabilidade que vai assessorar sua escola de educação infantil. Essa assessoria compreende nas questões contábeis, trabalhistas, tributarias e gestão financeira da sua escola de educação infantil.

A Somaplan Contabilidade está à disposição para te ajudar desde o inicio do processo que é o planejamento do negócio, passando pelo registro e as licenças necessárias para o correto funcionamento nos órgãos competentes.

E após tendo isso tudo pronto, podemos te ajudar também na assessoria mensal, onde tratamos das questões contábeis, trabalhistas, tributárias e financeiras da sua escola de educação infantil.

 

Entre em contato conosco agora, solicite um orçamento

 

Compartilhe

WhatsApp chat