Estamos na era dos aplicativos e não haverá volta. Alguns de grande sucesso mundial, como o Airbnb, o Uber, Waze e tantos outros. Outros menos conhecidos, como o EasyTaxi, Todoist, etc. Mas, o fato inegável é que caminhamos para um futuro assim, e isto ninguém questiona. Hoje, quem não tem um smartphone? E um tablet?
A revolução dos aplicativos chegou aos bares e restaurantes para aumentar a receita e auxiliar na gestão destes estabelecimentos.
Estima-se que mais de 80% dos usuários de telefones celulares usem aplicativos para procurar restaurantes. Porém, em meio a uma infinidade de apps, é preciso que estes estabelecimentos tenham bem claro seus objetivos, para escolher a ferramenta ideal e testar as diversas opções disponíveis no mercado para cada finalidade, para obter bons resultados e ter controle de seu estabelecimento, além de se diferenciar da concorrência.
Esta nova tecnologia gera melhores resultados e novas oportunidades de negócios. Por exemplo, André do Camarada Camarão, do Rio Prime Barra Shopping, faz uso do iRestaurante e está satisfeito com os resultados. Depois de experimentar outros aplicativos, ele decidiu testar este por 30 dias gratuitamente e, neste período, já verificou aumento do faturamento. Ele diz que “De cada 100 clientes na fila de espera, apenas 40 sentavam, pois os demais acabavam desistindo. Com o aplicativo, o número de clientes sentados subiu para 85, porque as pessoas confiam no sistema de espera − antes tudo era anotado no papel e agora os clientes podem ver sua posição na fila. O app avisa automaticamente, através dos pedidos das mesas, quais delas estão prestes a serem liberadas e se, por exemplo, já estão na sobremesa. O cliente pode então dar uma olhada no shopping, enquanto aguarda”. Ele também diz que passou a ter muita reserva em horários em que o restaurante ficava vazio.
O aplicativo, depois de instalado, pode ser personalizado com o layout exato do salão do estabelecimento, com as áreas especiais como varanda, mezanino e demais áreas especiais que a casa tiver. Para cada restaurante no qual o sistema for implantado, o layout do salão será otimizado.
Com o iRestaurante, o gestor terá acesso a vários dados, como frequência, preferências de pratos, vinhos, bebidas, dias e horário. Além disto, é possível saber em qual mesa o cliente sentou, onde ele prefere sentar, quanto tempo fica na casa e com quantas pessoas ele costuma vir ao restaurante. O iRestaurante informa ainda quando um cliente VIP entrar no estabelecimento, enviando uma mensagem ao gerente ou ao gestor, para que ele tenha conhecimento do fato, e em qual mesa está sentado. A vantagem é poder receber reservas 24horas por dia, 365 dias por ano, independentemente do trabalho de uma secretária, proporcionando também mais conforto para o cliente. Outro resultado é um maior número de clientes em horários ociosos.
José Jarbas, fundador do Consu.me, diz que é importante manter qualquer app atualizado, pois você pode corrigir falhas, melhorar o desempenho e acrescentar novas funções. “Lançamos no começo do ano, a pedido dos consumidores, uma nova versão com o mapa de geolocalização e estamos agora lançando outra com atualizações interessantes. Para se destacar, é necessário manter o foco”.
Jarbas diz ainda que “No Consu.me, acreditamos que as qualidades básicas são bom preço e qualidade do produto e do atendimento ao cliente”.
O usuário encontra neste app o restaurante que está visitando, adiciona o nome do atendente e lhe dá uma nota que vai até cinco estrelas. O cliente pode deixar comentários sobre aquele profissional que o atendeu, no intuito de aprimorar o atendimento. Esses comentários, ao invés de ficarem públicos como as avaliações por estrelas, vão diretamente ao gerente do estabelecimento, que pode usar as informações para administrar melhor a equipe.
O Yelp é um dos mais completos apps, em se tratando de localização e avaliação de lugares. Para restaurantes, ele oferece mais de 50 milhões de avaliações em todo o mundo. Além dos comentários dos usuários, o Yelp também oferece várias opções de filtros, como distância, preço e classificação.
Este app disponibiliza todo o cardápio do restaurante para o cliente e ainda é possível habilitar um recurso que permite que sejam feitos pedidos e pagamento (via PayPal) pelo smartphone. O cliente tem também acesso a uma série de informações como agenda e programação do restaurante, fotos dos pratos e do local, além de informações como endereço e horário de funcionamento e um canal exclusivo de comunicação com o restaurante, que pode ser acessado para enviar sugestões e/ou críticas.
O aplicativo “self ordering” possibilita ver o cardápio do restaurante, fazer o próprio pedido no local, acompanhar o valor da compra e pagar pelo app. Ao fazer o pedido, ele é impresso automaticamente no caixa do estabelecimento.
Durante o consumo, o cliente pode acompanhar a conta em tempo real, ou acrescentar mais pedidos. O pagamento é feito via o sistema PayPal. O app acrescenta o CPF do cliente para emissão de Nota Fiscal Paulista. Com o VocêQpad, os erros dos garçons diminuem e o serviço fica mais ágil. As mesas giram com mais rapidez e o restaurante atende mais clientes em uma noite.
Para turistas estrangeiros, o Menu For Tourist desenvolveu um aplicativo que oferece os cardápios detalhados dos estabelecimentos em português, inglês e espanhol – e as casas ainda podem optar por adquirir o serviço em vários outros idiomas como alemão, francês, mandarim, japonês, russo e italiano.
O processo é simples: ao acessar o aplicativo, o sistema de geolocalização aponta os restaurantes que ficam mais próximos. Com isso, é só escolher o idioma e consultar todos os cardápios, que serão explicativos, levando em consideração as particularidades de cada língua, e evitando as traduções literais que confundem ainda mais os turistas. No restaurante, os garçons terão um tablet com o cardápio exatamente como fica disponível no app – o que facilita a escolha e a realização do pedido.
Este aplicativo, que já foi baixado por mais de 60 mil pessoas, possibilita que o usuário encontre bares e restaurantes numa determinada região, veja o cardápio de estabelecimentos parceiros e, durante a visita ao local, anote em tempo real o consumo de cada pessoa na mesa. Se um mesmo produto for destinado a mais de uma pessoa, por exemplo, basta selecionar o ícone de quem vai dividir a despesa do item e o valor é somado à conta de cada um.
O app faz mais que dividir as contas. A partir do uso dos clientes, os empresários coletam informações sobre as pessoas, como idade, quem são seus amigos e o que consomem. As informações são oferecidas aos proprietários de bares e restaurantes, além de indústrias do ramo de bebidas, para a formulação de estratégias de vendas.
O Instaurant ajuda a localizar restaurantes próximos ou por categoria, e ainda oferece outras ferramentas, como visualização de cardápio e a possibilidade de fazer pedidos pelo smartphone. Depois de feito o pedido, o cliente pode acompanhar a sua conta pelo celular e ainda receber promoções especiais e exclusivas.
Para habilitar a opção do pedido pelo cardápio, o restaurante deve entrar em contato com a equipe do aplicativo. Este modelo é sensação nos Estados Unidos, utilizado por grandes redes, como Subway e Taco Bell, e está ganhando forças no Brasil.
Esta ferramenta mostra o tipo de comida oferecida (japonesa, árabe, chinesa, etc.), o gasto médio, a distância em quilômetros até o endereço do cliente e o tempo estimado de entrega, entre outras coisas. Escolhida uma das opções, ela abre o cardápio, com preços e detalhes de cada prato. Em pedidos de delivery (entrega em domicílio), o aplicativo também acompanha o andamento do pedido e avisa quando será feita a entrega.
Existem ainda outros aplicativos, alguns de renome internacional, sobre os quais escreveremos num próximo post.
Você gostou deste post? Você costuma comer em restaurantes? Já usou alguns destes aplicativos? No caso de resposta afirmativa, qual foi o resultado da sua experiência? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.
Fonte: Wesco