Por que é mais barato focar nos clientes de varejo recorrentes?

clientes de varejo recorrentes

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Por que é mais barato focar nos clientes de varejo recorrentes?

Reflita por um momento: qual é o maior bem que o varejo possui? Se a sua resposta não foi “os consumidores”, talvez seja a hora de rever a sua estratégia! Afinal, não importa o tamanho do seu negócio, os clientes recorrentes são a base de tudo.

As empresas que utilizam diferentes técnicas para fidelizar os consumidores e vender mais se mantém lucrativas e formam um verdadeiro exército de porta-vozes fiéis da sua marca.

Se você ainda tem dúvidas, saiba que, de acordo com Philip Kotler, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os antigos – por isso, é preciso investir em fidelização.

No post de hoje, explicaremos porque é mais barato e vantajoso focar nos clientes de varejo recorrentes. Confira os principais motivos a seguir!

1. Fidelização é uma forma de obter diferencial competitivo

O seu varejo oferece excelentes produtos e preço justo, e já é o suficiente, não é mesmo? Na verdade, isso não basta para manter os consumidores fiéis, apenas para abrir portas!

O mercado está cada dia mais concorrido e as empresas buscam maneiras de copiar (ou melhorar) produtos e serviços constantemente.

Por esse motivo, é essencial ir além. Uma das maneiras é por meio do bom relacionamento, como, por exemplo, resolver problemas com clientes e manter o nível de qualidade com o passar do tempo.

Essa estratégia gera diferencial competitivo e cria um vínculo entre clientes e marcas de varejo.

2. Clientes de varejo recorrentes são a melhor ferramenta de marketing gratuito

Estamos na era da tecnologia: as redes sociais ganham cada vez mais força! Um comentário dos clientes de varejo pode ser compartilhado diversas vezes, repercutir e viralizar. E você, certamente, quer que essa mensagem seja favorável, não é mesmo?

O testemunho positivo dos consumidores pode ajudar a conquistar novos clientes de maneira natural e sem a necessidade de investimentos, basta preservar um bom relacionamento, manter os canais de comunicação abertos e investir na satisfação.

Clientes recorrentes de varejo atraem novos consumidores por meio do marketing boca a boca e da indicação. Isso é essencial para o seu negócio crescer!

3. A atenção constante é uma maneira de evitar clientes insatisfeitos

No comércio varejista, alguns fatores, como a precificação errada, podem arruinar as vendas – consumidores insatisfeitos têm um grande potencial destrutivo que coloca a imagem do negócio em risco.

É cada vez mais comum utilizar as redes sociais para compartilhar informações e experiências de compra. A comunicação negativa prejudica a empresa e atrapalha o relacionamento com os consumidores. Melhor garantir que os clientes de varejo fiquem satisfeitos, concorda?

4. Novos clientes, novos investimentos

De acordo com dados do Sebrae, 20% dos clientes correspondem a 80% do faturamento de uma empresa.

Clientes de varejo recorrentes merecem os maiores esforços dentro da empresa, isso traz recompensas e reduz a necessidade de investimentos para captação.

Atrair novos consumidores exige investimento em propaganda, marketing e treinamentos de equipes, e tudo isso sem a garantia de que ele retornará ao seu negócio. Além disso, ainda há a possibilidade de atrair os clientes errados, fazendo com que a sua empresa perca dinheiro.

Muito se fala a respeito de estratégias para atrair consumidores, mas é mais barato focar nos clientes de varejo recorrentes. Para ter um negócio próspero e lucrativo, é essencial prestar atenção naqueles que são os porta-vozes da sua marca.

Investir na satisfação dos clientes reduz a necessidade de novos investimentos para captação e gera diferencial competitivo em um mercado muito dinâmico. Além disso, você pode direcionar esses recursos para manter seus funcionários motivados, de forma que eles produzam mais e aumentem as vendas no varejo!E você, já utiliza estratégias focadas nos clientes de varejo recorrentes? Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com a Somaplan e tire suas dúvidas. Será ótimo conversar com você!

Antes de ir, confira nosso texto sobre as rupturas do mercado varejista e como isso pode prejudicar seu negócio.

Sucesso e até logo!

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