A matemática pode até não ser o seu forte, mas, para ter sucesso no comércio varejista, ela é fundamental. Afinal, não basta fazer as contas de cabeça e achar que está tudo bem: a não saber como precificar produtos pode arruinar as suas vendas e a lucratividade de seu empreendimento.
Para quem tem um negócio, alguns centavos a menos em cada produto podem resultar em prejuízo na hora de fechar as contas. E, em se tratando de estratégia comercial, cobrar R$ 29,90 ou R$ 30,00 pode ser a diferença entre ter uma loja lucrativa ou que fecha o mês no vermelho.
O comércio varejista só sobrevive com lucro, e saber como fazer a precificação é um dos principais segredos para isso. Apesar da sua importância, essa tarefa ainda causa muitas dúvidas, levando várias empresas a “testarem” seus preços sem sequer saber como precificar produtos. Essa falta de estratégia configura um erro gravíssimo.
Para que as vendas do comércio varejista não sejam negativamente afetadas pela precificação, é essencial lembrar que o valor praticado deve proporcionar lucro, mas não pode ser alto a ponto de desestimular a compra – e preços muito baixos também são encarados com desconfiança. Esse entendimento é a base da precificação, e não levá-lo em consideração não é o único erro cometido.
Pensando nisso, no post de hoje, falaremos sobre como a precificação errada pode arruinar as vendas do comércio varejista e como precificar produtos. Confira e saiba como utilizar essa estratégia a favor do seu negócio!
Para que a precificação errada não arruíne as vendas do seu negócio, é fundamental saber o custo do produto. Mas não basta apenas saber quanto custou cada mercadoria – é preciso conhecer o custo envolvido na operação como um todo, como, por exemplo, com embalagens.
Além disso, é preciso considerar, também, o custo de transporte da mercadoria, ou seja, o valor para que o produto chegue até o seu estabelecimento.
Se você deixar essas informações de fora do cálculo, o valor ficará abaixo do que deveria, reduzindo a sua margem de lucro e trazendo prejuízos para o seu varejo.
As despesas fixas também precisam ser consideradas na hora da precificação. Os custos com aluguel do ponto comercial, conta de luz e de água e salários dos funcionários, entre outros, devem ser diluídos nos preços dos produtos.
Para se manter lucrativo, é preciso considerar todo o custo necessário para manter o comércio varejista funcionando, não apenas o valor que você investiu na compra de mercadorias.
Se esses valores forem deixados de lado, a precificação errada fará com que você pague para trabalhar e, certamente, não é isso que você deseja, não é mesmo?
A precificação errada não considera o público-alvo do seu negócio. No entanto, conhecer o perfil dos consumidores é essencial na hora de traçar (e alcançar) objetivos.
Para oferecer diferenciais e melhorar o relacionamento com os clientes, é preciso entendê-los. Assim, você terá condições de saber o que eles estão dispostos a pagar e oferecer produtos e condições que atendam às suas necessidades.
E essa parte precisa ser completamente compreendida se você quiser entender como precificar produtos!
O objetivo do comércio varejista é se manter forte e lucrativo, não é mesmo? Por esse motivo, a margem de lucro também precisa ser considerada na hora da precificação.
Mas nada de exageros! Por mais que você deseje lucrar em cada venda, é preciso manter os pés no chão, do contrário, ficará com as mercadorias paradas no estoque.
O regime tributário tira o sono de muita gente no Brasil. A estrutura é complexa, existem diversos regimes e alíquotas diferentes, e tudo isso pode causar dúvidas se você não contar com uma contabilidade especializada.
Mas se não incluir os impostos no preço dos produtos, quem pagará esse valor será você, diminuindo a lucratividade e prejudicando a saúde financeira do seu comércio varejista.
Um dos maiores desafios do comércio varejista é a definição de preços. A precificação errada pode arruinar as vendas, por esse motivo, o valor dos produtos deve equilibrar o lucro do negócio e as expectativas dos consumidores. Isso é essencial para qualquer empresa obter resultados positivos e duradouros.
Agora você já sabe como precificar serviços! Se ainda possuir alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a Somaplan.
Sucesso e até logo!