O controle de estoque é uma ferramenta essencial para qualquer negócio e, no varejo, possui efeitos ainda mais imprescindíveis para a redução de gastos dentro da empresa.
Se você é dono de um varejo, então precisa realizar esse procedimento para garantir o equilíbrio financeiro do seu empreendimento e, com isso, aumentar a produtividade e a lucratividade do seu negócio.
Quando uma loja ou empresa não possui um controle de estoque, é impossível quantificar quantas unidades ainda se encontram no estoque e se é necessário adquirir mais itens ou quais possuem maior e menor saída.
Então, podemos concluir que o controle de estoque faz parte de um bom planejamento financeiro, junto a outras técnicas que podem proporcionar mais economia para o negócio.
Com o controle de estoque em vigor, o gestor é capaz de observar os itens presentes no estoque.
É preciso realizar um controle do fluxo de caixa para obter números exatos. Dessa forma, você saberá o quanto é gasto e obtido por entradas e saídas, e poderá economizar ao iniciar uma gestão de fornecedores, negociando preços, obtendo descontos e, em casos mais extremos, trocando por opções de fornecimento mais rentáveis.
A partir daí, você terá dados mais precisos e poderá começar com o seu controle de estoque, a fim de categorizar os produtos e definir as quantidades mínimas e máximas que cada produto deve possuir dentro do estoque.
Pense da seguinte forma: você precisará saber quais os produtos mais vendidos para classificar os itens no seu estoque de acordo com a sua popularidade e com o valor que eles representam para o seu negócio.
Agora, é hora de classificar. Vamos utilizar as letras do alfabeto para fazer isso, sendo:
Produtos A – os de maior saída e que representam a especialidade do seu negócio;
Produtos B – produtos com saída regular;
Produtos C – produtos com baixa saída.
Então, descubra organize, em uma planilha ou um software para o controle de estoque, os produtos de acordo com a ordem de saída.
O próximo passo é descobrir as quantidades desses produtos dentro do seu estoque.
Digamos que os seus produtos A possuem a quantidade mínima de 1000 itens e a máxima de 3 mil. Dessa forma, toda vez que esses produtos estiverem chegando a números mais baixos, próximos de 1000, será necessário obter mais deles!
O mesmo vale para aqueles itens que estão encalhados no estoque. É preciso definir uma quantidade máxima para eles, para evitar desperdícios.
Uma ótima maneira de produtos sem saída é criar promoções e queimas de estoque, a fim de forçar a saída desses itens.
Uma outra maneira bastante efetiva de se livrar de produtos encalhados é promovê-los. Opte por organizar a sua loja de forma a posicionar os itens que você deseja vender mais de forma estratégica. Os deixe bem à mostra e garanta que os clientes os vejam e possam se interessar por eles.
Às vezes, um item pode ter baixa saída porque a sua visibilidade é ruim, ou mesmo porque o público não sabe que possui alguma necessidade que pode ser solucionada através deste mesmo item.
Agora que você já sabe como reduzir gastos com o controle de estoque, já pode começar a aplicar o que aprendeu.
Deixe sua opinião nos comentários e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Somaplan! Nós temos as soluções perfeitas para o seu negócio. Vamos explorar mais
detalhes do controle de estoque e descobrir formas de impulsionar a sua empresa.
Aproveite e descubra como aumentar as vendas do varejo com a satisfação dos funcionários!