Se você deseja saber como vender mais no varejo durante as épocas sazonais, este post é perfeito para você.
Manter o índice de vendas de um comércio é algo que deve ser considerado como primordial durante o ano todo. Entretanto, existem algumas datas que representam oportunidades que não devem, em hipótese alguma, ser perdidas!
É claro que, apesar de algumas datas serem comemoradas de forma igual por pessoas de diferentes cidades e estados, ainda é preciso se atentar às diferenças regionais e de público, para garantir a efetividade da sua estratégia de vendas.
E, os pontos principais a serem considerados são:
Vamos começar falando pela região onde a sua loja irá atuar, para depois desenvolvermos os outros pontos que você poderá utilizar para aumentar as vendas.
Sobre a região, é importante conhecer as peculiaridades do local onde a sua loja está localizada.
Dependendo do local, as pessoas irão exibir características e preferências diferentes, algo que pode impactar – e muito – nas suas vendas. Tudo depende de como você irá se posicionar diante do seu público!
Ao abrir o seu varejo, você já deverá ter uma base de dados obtida através do estudo de mercado durante a fase de planejamento. Esses dados serão imprescindíveis para que a sua estratégia de vendas funcione e você consiga aplicar os aprendizados para conseguir vender mais no varejo durante as épocas sazonais!
Se você atua em bairros onde a maior parte da população é composta por descendentes de países bastante específicos, como o Japão, Alemanha, Itália, e outros, os hábitos dessas pessoas serão diferenciados e, consequentemente, o que você oferece deverá ser adaptado.
Por isso, é preciso analisar bem antes de começar a vender produtos de páscoa em uma região onde a maioria das pessoas não comemora essa data da mesma forma que os brasileiros.
Busque a concorrência. Observe o que eles estão fazendo e a saída de produtos durante datas específicas. Além disso, você também deverá conhecer bem os seus clientes e saber o que eles procuram durante o ano todo, a fim de oferecer os produtos certos para garantir a sua satisfação.
Você sempre poderá conduzir testes e oferecer uma quantidade limitada de produtos específicos, para testar a saída de uma determinada categoria, por exemplo.
As classes sociais, a distribuição de renda e o salário médio dos seus clientes é importantíssimo para determinar que tipo de produtos você irá vender durante toda a operação anual, o que também inclui as épocas sazonais.
Se os seus clientes possuem alta renda, eles normalmente optarão por produtos de qualidade e procedência bastante específica. É claro que isso nem sempre será uma verdade universal e, novamente, depende da sua observação e de conhecer o seu público.
O mesmo vale para o caso inverso: quando os seus clientes pertencem à classe C e D, por exemplo. Não adianta nada encher as prateleiras com produtos caros, se a clientela não tiver interesse. Dessa forma, você não conseguirá vender mais no varejo durante as épocas sazonais.
Uma das formas mais eficazes de saber o que é mais vendido em determinados momentos do ano é o controle de estoque.
Com ele, você poderá categorizar os produtos de acordo com a sua saída, o que inclui produtos sazonais. Essa é uma ferramenta essencial para qualquer comércio, já que o controle de estoque ajuda a evitar o desperdício e garantir o equilíbrio dos itens armazenados.
Armazene todos os produtos de acordo com a sua saída, detalhe bem as suas descrições, fornecedores e valores, a fim de facilitar sua entrada e saída. Assim, você conseguirá agilizar o processo de logística e evitar que produtos demais sejam comprados durante épocas festivas e sazonais.
É importante observar as quantidades compradas e vendidas, o que ficou para o ano seguinte e o que foi desperdiçado, a fim de tomar esses dados como base para a sua estratégia de vendas.
Se você tiver dúvidas, entre em contato com a Somaplan. Nós temos as soluções ideais para o seu comércio varejista aumentar as vendas e obter o sucesso.
Aproveite e saiba mais sobre o controle de estoque!
Até breve!