Gestão de fornecedores no varejo: como alavancar as vendas

Gestão de fornecedores no varejo

Gestão de fornecedores no varejo

Ter uma boa gestão de fornecedores no varejo é essencial para o sucesso do negócio, pois garante a manutenção frequente de seu estoque e, consequentemente, o melhor faturamento da loja.

Contudo, muitos empresários apresentam dificuldades em realizar essa administração e enfrentam problemas com os fornecedores, tais como atrasos na entrega, falha na comunicação, entre outros fatores.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar mais sobre o assunto e explicar como melhorar a gestão de seus fornecedores. Acompanhe.

Organize seus processos

Uma das primeiras coisas a se fazer para realizar a gestão de fornecedores no varejo é estabelecer os processos internos de sua empresa em relação ao controle de estoque, pedidos de mercadorias, prazo de entregas, pagamentos, etc.

Quando o varejista tem um bom controle do estoque, ele consegue se planejar e fazer os pedidos com antecedência, o que facilita o cumprimento de prazos pelo fornecedor e garante que o cliente não tenha uma experiência negativa, caso chegue na loja para comprar um produto e não o encontre.

Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores

Construir um relacionamento com seu fornecedor baseado em confiança e que seja vantajoso para os dois lados é extremamente positivo, pois, dessa forma, ele poderá participar mais ativamente do negócio, sugerindo promoções, display para produtos e sendo um elo entre sua loja e a marca. Além disso, você poderá negociar melhores prazos de pagamentos e descontos.

Avalie seus fornecedores

Trabalhar com bons fornecedores assegura a manutenção de seu estoque e um mix de produtos que atenda às expectativas de seus clientes. Por isso, as empresas varejistas precisam estabelecer critérios para avaliar os fornecedores, garantindo a qualidade do trabalho.

Os varejistas devem analisar, por exemplo, as condições de pagamento, o preço, a pontualidade na entrega, a qualidade dos produtos, entre outros fatores.

Para fazer uma boa gestão de fornecedores no varejo, é essencial analisar se os prazos estabelecidos são realistas e se fornecedor faz as entregas dentro da data e das condições combinadas, afinal, um atraso nesse processo pode atrapalhar o gerenciamento do estoque, comprometer seu faturamento e a experiência do cliente no local.

Também é fundamental verificar o preço dos concorrentes e ampliar as opções de compra. Empresas que ficam presas a um único fornecedor, geralmente, encontram dificuldades em obter descontos e negociar os valores.

Tenha uma comunicação eficiente para fazer a gestão de fornecedores no varejo

Uma das grandes dificuldades entre fornecedores e varejistas é manter um canal de comunicação claro e eficiente.

É importante que os profissionais estejam disponíveis sempre que necessário. De um lado, os vendedores precisam atender os lojistas e resolver dúvidas e problemas rapidamente, de outro, os varejistas devem estar acessíveis para conversar sobre ofertas, promoções, prazos, etc.

É preciso ter agilidade nas informações, principalmente em questões que necessitam de uma solução rápida, pois isso pode significar um diferencial de seu negócio perante os concorrentes.

Hoje em dia, há sistemas pelos quais os fornecedores conseguem acompanhar o estoque do varejista e, dessa forma, providenciar a reposição mais rapidamente, o que evita falta de produtos ou excesso de mercadorias paradas.

Como vimos, a gestão de fornecedores no varejo passa pela organização dos processos internos e pela avaliação e o bom relacionamento com esse público, itens que são essenciais para os bons resultados do negócio.

Como você gerencia os fornecedores no seu negócio? Se tiver outras dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários e conte com a Somaplan para aumentar as suas vendas por meio do controle financeiro. Até a próxima!

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