Somos a SOMAPLAN, uma Empresa de Assessoria Contábil Especializada em contabilidade para o comércio varejista. Hoje faremos uma abordagem intuitiva sobre como escolher o melhor ponto comercial para o seu comércio varejista.
Quando um empreendedor pensa em abrir uma loja física, na maioria das vezes a localização é deixada de lado e decidida às pressas. Algumas vezes, senão, na maior parte dos casos, o empreendedor só visualiza a matéria-prima, sem dar a devida importância quanto a uma questão de vital necessidade: a localização do ponto comercial.
Esse erro de prioridades pode custar o sucesso do comércio varejista, já que, se o empreendimento não estiver bem localizado, isso custará muito, não tendo o essencial: rotatividade e boa localização para os clientes, indo assim a caminho da falência.
Portanto, para se precaver de incidentes e prejuízos ao decidir abrir o seu comércio varejista, confira agora algumas dicas de ouro, que todo comerciante deve pôr em prática.
Por mais bobo que possa parecer, falar com moradores da região ou até mesmo fazer uma pesquisa de mercado no local, pode te ajudar a saber se ali é realmente o lugar ideal para abrir o seu comércio varejista.
Muitas pessoas veem os concorrentes como aquele oponente que tem a missão de destruir o seu negócio, mas não em todo caso, pois as lojas de roupas, calçados e acessórios, ou de qualquer segmento do comércio varejista estão por todos os lados, com certeza onde você pretende inaugurar a sua, tem pelo menos uma.
Portanto, quanto mais comércios estiverem próximos ao seu, melhor. A circulação de pessoas dobra quando se têm variedades e isso aumenta suas chances de vendas.
Na hora de escolher o ponto ideal para o seu comércio varejista, verifique se por perto existem estações de metrô, pontos de ônibus, lanchonetes, bares e restaurantes, além de outros empreendimentos, isso trará maior visibilidade para sua loja e as pessoas terão bastante opções e isso facilitará o interesse geral.
Escolha um local que tenha afinidade com o seu tipo de comércio. Um exemplo: Sua loja será de roupas de grife, então você deve buscar um ponto comercial num bairro de classe alta. Da mesma forma que se for um vestuário a preços populares, você deve procurar abrir em um centros comerciais de maior movimentação de trabalhadores e da população em geral, baseado nas condições de ganhos financeiros.
Tenha a certeza de que nas proximidades existem estacionamentos, e outros recursos para mobilidade sem limitações, pois quanto maior o acesso, mais fácil fica para os clientes irem aos pontos de ônibus, metrô e etc. O centro da cidade costuma ser a melhor opção.
Um comércio varejista, se for voltado para o vestuário, por exemplo, precisa contar com uma boa estrutura, espaço para a circulação dos clientes, provadores espaçosos e com grandes espelhos, além de araras e estoque, dessa forma todo o acervo é composto dentro dos padrões qualificados. O caixa e o empacotamento devem ser organizados para que as vendas ocorram de forma fluída.
Quando estiver escolhendo o local do seu comércio varejista, leve em conta uma entrada com boa aparência. Esse será o cartão de visita da sua loja e por isso merece atenção.
Você procurou e depois de uma busca incansável encontrou o local perfeito para sua loja e mais, com ótima localização. O único problema é que o valor é muito “salgado”. Leve em conta que isso pode pôr suas finanças em risco, o mais vantajoso pode ser continuar em busca ou negociar o valor com o proprietário de forma que fique mais proveitoso para ambas as partes.
Muitas vezes você encontra um local com o aluguel bastante atrativo, porém têm muitos reparos a serem feitos. Isso gerará gastos extras, sem contar a manutenção, então leve isso em conta.
Leve em consideração todas as dicas dadas e com certeza fará uma excelente escolha.
Caso precise de ajuda com o alvará de funcionamento de seu comércio varejista ou com a abertura e legalização da sua loja, entre em contato, pois podemos lhe ajudar em todo o contexto contábil e de formalização.
Até breve!