Indicadores de Desempenho de TI

indicadores de desempenho do TI

indicadores de desempenho do TI

 

Você sabia que sua visão sobre os indicadores de desempenho de TI de sua empresa pode estar equivocada?

Olá, tudo bem? Somos uma Empresa de Contabilidade em Hortolândia, especializada em Contabilidade para Prestadores de Serviço de TI. Queremos falar com você sobre os Indicadores de TI da sua empresa. Sim, você não leu errado. Este artigo é um alerta sobre um tema extremamente importante para todas as empresas: Seus indicadores de desempenho de TI podem estar todos errados!

Como gestor, você sabe bem a dor de cabeça que isso dá, não é?

Mas, fique calmo, não precisa se preocupar. Hoje nós vamos lhe mostrar como resolver esse problema e melhorar a sua performance empresarial.

O que são indicadores de desempenho de TI?

Conhecido também como KPI, os indicadores de desempenho de TI são métricas que transformam em quantidade a performance de sua equipe, tendo como base os objetivos da organização.

Para que esses indicadores consigam contribuir de forma eficiente para o controle da empresa, é preciso que o gestor entenda bem do planejamento estratégico e que se tenha objetivos bem definidos na hora em que as metas forem estabelecidas.

A partir de então, a elaboração e efetivação dos indicadores de desempenho vão ser completamente direcionados para o monitoramento dos resultados, procurando estar alinhada, portanto, a evolução da empresa, servindo como referência para o processo de tomada de decisão e também para as estratégias criadas com o intuito de melhorias.

A utilização de indicadores de desempenho de TI

Os tipos de KPIs são diversos e eles fornecem várias informações que ficam dispostas em categorias. Podemos citar como exemplo, alguns:

  • Os indicadores de produtividade: para explicar este indicador de uma forma mais objetiva, podemos dizer que ele está diretamente ligado a utilização de recursos da organização com relação às realizações de entregas de serviço.
  • Os indicadores de qualidade: andam lado a lado, literalmente de mãos dadas, com os indicadores citados anteriormente. Isso acontece porque eles auxiliam na compreensão de possíveis desvios ou inconformidades que ocorreram enquanto estava sendo feito o processo produtivo.
  • Os indicadores de capacidade: são capazes de medir as respostas que são dadas por meio de um processo. Como por exemplo, a quantidade de chamados que a sua equipe de TI conseguiu resolver no último mês.
  • Os indicadores estratégicos: estes últimos ajudam a empresa a ter orientação sob a forma como ela se encontra com relação aos seus objetivos, que já haviam sido estabelecidos em seu planejamento.

Não importa a categoria de indicadores, todos eles são extremamente importantes e fornecem a visão que toda a organização precisa, para que possa avaliar seus processos e construir uma base mais sólida com relação aos objetivos que foram traçados.

Desenvolvimento

Na área de desenvolvimento de software, você tem que se atentar aos prazos de entregas de versões e número de problemas críticos que ocorrem por entrega.

Ter consciência que os prazos estipulados são cumpridos e que o índice de problemas críticos não existe, ou é bem baixo, é um sinal excelente. Comece fazendo as medições nos primeiros meses e depois desenvolva mais os seus objetivos.

Alguns exemplos de métricas são:

  • Versões lançadas dentro do prazo;
  • Número de bugs por versões lançadas;
  • Número de bugs críticos por versões lançadas;
  • Horas para correção de bug;
  • Horas para correção de bugs críticos;
  • Número de release candidate por versão lançada.

E agora será que seus indicadores de desempenho de TI estão certos?

Fazer estudos e planejamentos adequados do desempenho da sua equipe vai ser algo muito útil para que grandes problemas sejam evitados, em toda a empresa.

Vale a pena ficar atento as análises de desempenho, sempre verificando se as práticas usadas estão sendo as certas e se o planejamento está sendo cumprido.

Sucesso!

WhatsApp chat