Olá, tudo bem? Somos uma Empresa de Contabilidade em Hortolândia – SP. Somos especializados em Contabilidade para Prestadores de Serviço de TI e toda semana preparamos um artigo exclusivo especialmente para ajudar aos gestores das empresas de TI a enfrentarem seus maiores desafios à frente de suas empresas.
O advento da tecnologia da informação traz a cada dia mais oportunidades de emprego para pessoas qualificadas. Porém, um dos maiores desafios das empresas do segmento de TI é exatamente a contratação de profissionais realmente qualificados para atender à demanda deste mercado. Sendo assim, hoje abordaremos um tema que pode ajudar a você neste imenso desafio:
A TI – Tecnologia da Informação está em todos os lugares e tem papel fundamental em gestão e suporte de empresas, seja para serviços de nuvem, utilização de mídias sociais ou aplicativos móveis, que mudaram de forma radical a interação entre usuário final, investidor, funcionários de TI e fornecedores.
Muitos são os desafios que cercam os profissionais de TI. Trabalhar com mudanças constantes faz parte do dia a dia. Hoje um software muito utilizado, será algo ultrapassado ou melhorado em pouco tempo, assim, quem não segue tendências perde espaço no mercado de trabalho.
Como gestor de TI, você deve conseguir enxergar o melhor perfil de cada colaborador.
Pensando nisso, confira algumas dicas que podem ser bem úteis durante a busca por estes profissionais.
Na hora de contratar um profissional em TI, você deve estar atento e ter sensibilidade para detectar se ele consegue ter visão de negócio. Claro! Não adianta ter um profissional de TI que pensa de maneira “retrógrada”! Ou seja, aquele que não se mantém atualizado. É preciso ter colaboradores que pensam fora da caixa, tendo visão diferenciada sobre a tecnologia, pois assim, a empresa será beneficiada de muitas formas!
Os processos de TI evoluem de forma rápida.
Pensando assim, busque saber como seu candidato espera ganhar novas habilidades, qual a gana por conhecimento que ele possui. Veja se ele consegue ter uma boa percepção das coisas ou das necessidades empresariais e se de alguma maneira, pode resolvê-las. A aplicação de testes nesse caso é interessante.
Formule questões que o faça dizer sobre seu dia a dia, investigue quais recursos ele utiliza para operar e trabalhar na área, conheça quais os meios de estudo que prefere, enfim, saiba como ele pode agregar valor ao seu time.
Tenha em sua equipe, profissionais apaixonados, que queiram realmente fazer a diferença, que saibam ter uma boa conversa técnica, e que também façam a diferença com aplicações de novas técnicas.
Lembre-se que em algum momento será necessário que o profissional esteja envolvido com outras áreas, por isso é importante que ele tenha uma boa interação e comunicação, ser apaixonado por tecnologia é excelente, mas não se pode esquecer das interações humanas e do trabalho em equipe.
Cada profissional da área de TI deve ter a capacidade de desenvolver experiências positivas para os demais usuários, seja dentro da equipe ou no atendimento ao cliente.
Não caia na cilada de que experiência é fundamental, ou que os mais novos possuem mais facilidade de conhecimentos. Aprenda a trabalhar com o meio termo.
O ideal é um equilíbrio entre diferentes perfis, pois isso pode ser bastante vantajoso.
Cada perfil deve ser avaliado com atenção. Não se pode descartar uma pessoa somente porque você não teve grande empatia por ela. Dar chances é importante para perceber como o candidato pode lhe ajudar.
O mais importante é fazer uma avaliação sem preconceitos e enxergar o potencial de cada um, analisando bem quais capacidades melhor servirão ao seu grupo de TI.
Em todos os momentos procure enxergar além, reflita sobre o grau de doação que o candidato está disposto a oferecer, sua intenção dentro da empresa, sua visão de trabalho e etc.
Isso fará a diferença, mantendo o grupo unido e com boa produtividade.
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Grande abraço de toda nossa equipe!
Até a próxima!