Uma boa gestão/administração do seu restaurante, bar ou lanchonete exige muito trabalho. É preciso negociar com fornecedores, comandar a equipe de trabalho, fazer o controle de estoque, acompanhar a movimentação financeira e ainda por cima, oferecer o melhor atendimento ao cliente, não é mesmo?
Para ter uma boa gestão/administração do seu restaurante, bar ou lanchonete, você precisa manter a sintonia entre os produtos que está oferecendo, as condições do local de atendimento e o cliente. Essa sintonia é de suma importância, já que permite avaliar se o seu estabelecimento está mantendo a própria sustentabilidade.
Um dos pontos cruciais para essa administração são os cuidados com sua equipe de trabalho. Os garçons, cozinheiros e outros funcionários devem ser valorizados, não apenas através de um salário compatível com o mercado, mas também com a aplicação de recursos que cultivem o espírito de equipe, com treinamento para que se mantenham atualizados e com regras que possibilitem o bom entrosamento entre a equipe e os clientes.
Embora seja uma atividade complexa, a gestão/administração do seu restaurante, bar ou lanchonete pode ser melhorada através da aplicação da tecnologia. Hoje é possível ter um cardápio digital, a oferta de vendas online, a entrega em domicílio e perfil nas redes sociais para garantir maior fluxo de clientes.
No próprio estabelecimento é possível implantar comandas eletrônicas, que garantem maior confiabilidade no consumo e na cobrança, evitando comandas em papel, oferecendo mais agilidade e qualidade no atendimento, evitando erros de pesagem ou de anotações.
Além desses recursos, todos disponíveis a custos bastante acessíveis, também é possível implantar um sistema informatizado para o controle financeiro, permitindo uma gestão/administração de seu restaurante, bar ou lanchonete muito mais eficiente. Um bom sistema de gestão informatizado irá permitir integrar todas as informações, oferecendo controle de estoques, movimento de vendas, contas a pagar e outros registros necessários, oferecendo ao gestor mais tempo para cuidar do atendimento e do gerenciamento da equipe de trabalho.
A empresa que trabalha com alimentação deve ser dinâmica e deve se adaptar ao que o cliente está procurando. Investir no relacionamento com o cliente permite que se mantenha uma boa gestão/administração para seu restaurante, bar ou lanchonete.
É importante saber o que o cliente precisa e o que ele tem a dizer para você. Identificando seus gostos, suas queixas e sugestões, é possível proceder as alterações necessárias, seja no atendimento, na melhoria do cardápio, nas instalações e principalmente nos preços cobrados.
Entre as atividades para se garantir uma gestão eficiente de seu restaurante, bar ou lanchonete, você deve dar especial atenção ao marketing. Essa é a melhor forma de divulgar seu estabelecimento e garantir maior fluxo de clientes.
Da mesma forma que a aplicação de tecnologias para sua gestão financeira, você pode aplicar na internet ferramentas que possam gerar boas campanhas de marketing. Entre as campanhas de divulgação, dê especial atenção às que estão na moda, que são mais acessadas, como é o caso das redes sociais.
Através de um perfil nas principais redes sociais é possível compartilhar imagens dos pratos oferecidos, anunciar promoções e divulgar postagens que chamem a atenção dos usuários, criando um melhor relacionamento com seus clientes.
Da mesma forma, você pode manter um site para vendas online onde, além de garantir a entrega em domicílio, você poderá criar páginas sobre o estabelecimento, inserir informações para contato, divulgar receitas que não sejam exclusivas, entre outras atividades.
Certamente o ponto principal do seu estabelecimento é o salão de atendimento. Uma gestão/administração eficiente de seu restaurante, bar ou lanchonete exige que você dê especial atenção ao ambiente frequentado pelos seus clientes.
Com uma área dividida para atender confortavelmente seus clientes, com um ambiente climatizado, espaço para movimentação e um bom visual você terá como garantir o melhor local para que seus clientes sintam-se bem durante o horário de refeição. Portanto, tenha capricho com o ambiente. Além de um excelente cardápio, o que mais vai atrair é o local onde eles serão atendidos.
Ao lado de todos os cuidados para uma boa gestão/administração de seu restaurante, bar ou lanchonete, você não deve desprezar a gestão financeira. O acompanhamento diário de receitas financeiras e despesas do seu estabelecimento é essencial para garantir todas as outras condições apresentadas neste artigo.
Elabore um fluxo de caixa bem organizado, mantenha todos os dados atualizados, faça todos os lançamentos no mesmo dia de sua ocorrência e mantenha o controle de estoque diariamente. São atividades que exigem atenção, mas que são fundamentais para que seu estabelecimento possa continuar oferecendo o melhor para seus clientes.
E então, como anda a gestão/administração de seu restaurante, bar ou lanchonete? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.
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