Os materiais utilizados na empresa devem ser encarados como capital e, portanto, a gestão de estoque de seu bar, restaurante ou lanchonete deve ser feita com um cuidado especial, tendo a atenção necessária para não gerar prejuízos.
A gestão de estoque exige controle sobre tudo o que entra ou sai, sobre os produtos e mercadorias mais utilizados, sobre prazos de validade e, principalmente, sobre o valor representado dentro da movimentação financeira da empresa.
A gestão de estoque de seu bar, restaurante ou lanchonete pode ser feita de maneira eficiente, gerando economia, desde que você aplique algumas ferramentas básicas com a orientação e apoio de seu contador.
Conheça essas ferramentas e aplique-as em seu estabelecimento:
Para fazer a gestão de estoque de seu bar, restaurante ou lanchonete é preciso identificar todos os itens. Dependendo da movimentação de seu estabelecimento, é interessante aplicar um sistema informatizado, criando códigos para cada mercadoria e facilitando o controle.
Não havendo um estoque de maior tamanho, o controle pode ser feito numa planilha eletrônica, onde devem ser lançados todos os movimentos de entradas e saídas, com cálculo do custo médio, permitindo saber o valor total do capital investido em mercadorias.
A classificação das mercadorias armazenadas vai garantir maior controle na gestão de estoque de seu bar, restaurante ou lanchonete. Como são itens diversificados, é possível classificá-los conforme sua utilização.
Assim, por exemplo, coloque todas as bebidas numa mesma categoria, criando outras para alimentos processados e uma específica para produtos que serão usados na produção dos alimentos. Havendo necessidade, mantenha também o controle do prazo de validade para evitar o uso de produtos fora do prazo.
Como já dissemos anteriormente, o estoque é capital parado que, evidentemente, deve gerar o lucro do seu estabelecimento. Na gestão de estoque de seu bar, restaurante ou lanchonete, é preciso saber a quantidade mínima de cada item para manter o atendimento de seu público, garantindo que cada cliente seja atendido segundo suas necessidades.
Com o controle de utilização, será sempre possível saber o momento certo de comprar novos produtos e isso pode ser aplicado através da média de saída de cada item, do tempo que o fornecedor demora para entregar e do seu prazo de validade. Considerando esses pontos, torna-se mais prático e fácil manter a gestão de estoque de seu bar, restaurante ou lanchonete sem que falte nada para os produtos alimentícios que você está disponibilizando para sua clientela.
Da mesma forma como você estabelece valores mínimos para itens necessários no estoque, verifique também os itens que podem ser armazenados por mais tempo, que tenham maior prazo de validade, podendo comprar em maior quantidade e com descontos.
Alguns tipos de bebidas, por exemplo, podem ser armazenados por mais tempo e, quando comprados em maior quantidade, podem garantir economia na compra através de descontos. Assim, você terá um capital investido com maior possibilidade de gerar lucros.
Desta forma, se você trabalha com vinhos, por exemplo, pode aproveitar a produção de uma safra para garantir a oferta durante muito mais tempo, desde que saiba que esses vinhos são bem aceitos pela sua clientela.
Mais importante do que fazer a gestão de estoque de seu bar, restaurante ou lanchonete, é fazer o inventário; ou seja, o levantamento dos itens reais existentes para compará-los com os números do seu sistema de gestão ou com sua planilha eletrônica.
A contagem de itens em estoque deve ser feita periodicamente. No caso de um estabelecimento de alimentação, dependendo do volume dos itens, a contagem deve ser feita diariamente. Essa verificação irá possibilitar conferir exatamente o que existe no estoque, conferir com a contabilidade e garantir que não há quaisquer desvios ou perda de produtos.
A gestão de estoque do seu bar, restaurante ou lanchonete deve ser feita por pessoas capacitadas, mantendo as quantidades necessárias e garantindo o bom atendimento de todos os clientes.
Fale com seu contador para obter as orientações necessárias e mantenha esse controle em dia. Você terá maior segurança com relação à sua lucratividade e terá o investimento necessário para que seu estabelecimento ofereça alimentos com sabor e qualidade.
Agora que você já sabe como realizar a gestão de estoque do seu bar, restaurante ou lanchonete, que tal ler algumas dicas para melhorar a sua retenção de clientes?
Se você possui alguma dúvida, contate a Somaplan Contábil. Será um prazer conversar com você.
Sucesso e até logo.