Este ano os donos de pequenos negócios no segmento de food services estão otimistas em relação à economia. Segundo o Instituto de Food Service Brasil, o segmento fatura em média R$ 178 bilhões e atende cerca de 80 milhões de consumidores mensalmente. tendências
O hábito de consumo fora do lar já é bastante comum entre os brasileiros. Apesar disso, o cenário de retração econômica e aliado às incertezas do mercado de trabalho, pode dificultar o aumento do ticket médio dos estabelecimentos, e consequentemente o crescimento do segmento no país.
No entanto, há perspectivas de crescimento neste segmento. O último ano serviu de lição para muitos donos de negócios, que para se enfrentar a crise, estão investindo fortemente em ofertas, além de novas tecnologias com foco no cliente, para a melhoria na experiência do consumidor on e offline com a marca.
Continue lendo e conheça as 5 tendências para bares e restaurantes que podem destacar seu negócio.
A procura por estabelecimentos com foco em alimentação saudável é uma das fortes tendências para restaurantes, isso se deve principalmente ao aumento de adeptos ao estilo de vida saudável, por meio de uma dieta composta por alimentos naturais, orgânicos e com baixo teor calórico.
O aumento de praticantes de exercícios físicos que buscam um melhor condicionamento físico, também contribui para a reeducação alimentar. Assim como também o aumento das campanhas de conscientização para melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Os brasileiros estão buscando cada vez mais comidas e bebidas produzidas artesanalmente, sem o uso de ingredientes industrializados. Elas além de mais saudáveis, possuem um sabor caseiro e mais agradável.
A previsão para esse segmento é que continue crescendo o volume de vendas como já percebido no ano passado nos nichos de bebidas, como cervejas, cafés e sucos. Esse ano é esperado uma expansão para os nichos de sorveteria e de produção de chocolates artesanais, que possuem um grande potencial de competitividade no mercado.
Esse modelo de negócio se mostra bastante promissor em 2017. Considerando o momento de retração econômica, ele será uma excelente oportunidade para pequenos investidores que buscam ingressar ou expandir no segmento de food service.
Ele se caracteriza pela curta permanência em um mesmo lugar, além de proporcionar uma experiência única para os clientes e gerar um custo de manutenção inferior aos de um restaurante fixo.
O Pop Up, também conhecido como “restaurante temporário”, é um modelo bastante comum na Europa. Ele tende a ganhar mais espaço no mercado brasileiro, e possui como característica principal a instalação em espaços livres com grande fluxo de pessoas, como estacionamentos, galpões ou armazéns, servindo muitas vezes de exposição do trabalho de grandes chefs da gastronomia.
O Food Truck ou “caminhão de alimentos móvel”, já mais conhecidos da clientela brasileira, também é um modelo de restaurante móvel. Ele é instalado dentro de furgões, mini vans e caminhões e possui um cardápio com preços mais acessíveis a clientela. Esse modelo de negócio apresentou um rápido crescimento no ano passado, e tende se expandir ainda mais este ano no mercado nacional.
A perspectiva para esse ano, é que os estabelecimentos de food service invistam ainda mais na melhora da experiência do cliente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os jovens entre 16 e 34 anos estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência de compra, e 37% deles não pretendem economizar.
No século de maior acessibilidade a informação, é essencial encantar os clientes para que eles se identifiquem com sua marca e promovam seu negócio para novos possíveis clientes.
Segundo uma pesquisa, 70% dos consumidores que não retornam a um restaurante, dizem que a culpa é do atendimento.³
Para a melhoria do processo de atendimento, muitos estabelecimentos estão investindo em ferramentas tecnológicas que garantem mais agilidade e conforto, melhorando a experiência do cliente com a marca, desde a realização do pedido até o recebimento da conta.
Para os restaurantes que trabalham com o modelo de zero desperdício de alimentos, o mercado se mostra bastante oportuno. Isso porque os consumidores brasileiros estão mais atentos a questão da fome no mundo.
A exemplo dessa tendência, já foi percebido nas Olimpíadas no Rio de Janeiro no ano passado, um restaurante que elaborou o cardápio seguindo esse conceito na Vila Olímpica.
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Fonte: Casa Margalhães