Montar uma loja online é algo que todo empreendedor deve saber fazer. Nem que seja apenas o básico! Encontrar um negócio na web é uma necessidade cada vez mais comum no mundo moderno, já que o público consumidor busca, cada vez mais, por soluções rápidas e práticas.
E o que pode ser mais prático do que realizar a sua compra pela web e tê-lo entregue na sua residência?
Essa pergunta ainda não possui uma resposta, mesmo que o prazo para as entregas seja, em sua maioria, demorado.
De qualquer forma, o e-commerce vem crescendo cada vez mais em todas as partes do mundo e, no Brasil, o segmento se mantém ativo por vários anos, mesmo durante os períodos de crise econômica, onde se mantiveram em crescimento.
Por isso, hoje vamos aprender todos os processos que envolvem montar uma loja online.
É preciso ter certeza sobre que tipos de produtos serão vendidos dentro da sua loja online. O segundo passo será relacionado a isso e, em partes, irá depender do que você escolheu aqui.
Saber que tipos de produtos serão comercializados no seu e-commerce significa entender o mercado desses produtos, as taxas de crescimento dos últimos anos e também dos seguintes. É entender o perfil do consumidor e criar soluções inteligentes, antecipando-se às adversidades e aprendendo a entregar benefícios.
A partir daí, desenvolva um plano de negócios, comece a contabilizar todas as despesas iniciais, bem como o retorno sobre o investimento.
Definir o que será vendido estará intimamente ligado à escolha do layout, que dependerá de alguns fatores. Vamos conhecê-los a seguir!
Essa parte demanda bastante dedicação. Não será fácil encontrar a plataforma perfeita para você de primeira. Por isso, é necessário que você pesquise bastante e encontre o máximo possível de alternativas.
É claro que muitas delas são pagas, mas há as plataformas gratuitas, ainda que mais limitadas. A principal limitação das plataformas gratuitas é a impossibilidade de se customizar o layout e o design da loja. O usuário poderá escolher entre uma série de modelos vitrine, que serão personalizado de acordo com o seu logo e a sua identidade visual.
As plataformas pagas possuem uma gama de possibilidades, todas possíveis de serem alteradas de acordo com as suas preferências, e são o ideal para abrir um negócio virtual.
Há, ainda, as ferramentas gratuitas e que podem ser completamente editadas. Para utilizar essas plataformas, é necessário que o usuário possua habilidades de programação. Elas também não costumam oferecer opções para pagamentos seguros, que já vem pré-configuradas nas versões pagas e gratuitas (no caso das limitadas, e não das editáveis).
Por fim, lembre-se que o layout da sua loja online deve ser condizente com o tipo de produtos que você decidiu comercializar no seu e-commerce.
Agora que você já escolheu os fornecedores e a plataforma que usará para montar uma loja online, será necessário escolher os fornecedores. É preciso encontrar bons preços e prezar pela qualidade dos produtos, afinal, você não deseja que os seus clientes comprem os produtos uma única vez e que eles fiquem desapontados com o que você oferece.
É preciso investir em marcas já consolidadas para o seu público. Um estudo deverá fornecer essas informações, e uma pesquisa com fornecedores lhe dará uma base do preço que eles irão cobrar pelos produtos.
Você pode, ainda, trabalhar com vendas sob demanda. Dessa forma, você disponibilizará os produtos no seu e-commerce e efetuará as compras conforme receber os pedidos. Não existe qualquer garantia de que você irá obter descontos dessa forma, já que estará comprando em quantidades menores.
Agora você já sabe como montar uma loja online. Não deixe de entrar em contato com a Somaplan! Somos uma empresa contábil especializada nas necessidades do seu negócio. Quer saber mais sobre isso tudo? Fale conosco e vamos, juntos, traçar os rumos para o sucesso da sua empresa!
Saiba como aumentar as vendas de uma loja online.
Sucesso e até logo!