Como abrir uma empresa de transportes | 4 passos importantes

Como abrir uma empresa de transportes

Como abrir uma empresa de transportes

Como abrir uma empresa de transportes? Saiba mais sobre essa oportunidade de negócio!

Nesse artigo daremos 4 passos importantes para você saber como abrir uma empresa de transportes e ter bons resultados apostando nessa atividade.

Já está tudo decidido  quer abrir uma empresa de transportes agora? Entre em contato agora com a Somaplan Contabilidade!

 

ENTRE EM CONTATO AGORA

 

Mais se você ainda tem dúvidas, continue lendo esse artigo para que você tenha sucesso ao abrir uma transportadora.

1º Passo – Planeje-se

Fazer o planejamento é o primeiro passo para você iniciar qualquer negócio e para você que está querendo saber como abrir uma empresa de transportes é primordial, é nesse momento que você deve colocar tudo que pretende fazer, por exemplo:

  • Os resultados almejados;
  • As estratégias adotadas;
  • Que tipo de transporte você pretende fazer (passageiro, cargas e etc..);
  • Capital necessário para aquisição da frota;
  • Capital necessário para manter os custos por um período de tempo até alcançar o ponto de equilíbrio;
  • Quantidade de funcionários a contratar;
  • Resumindo, aqui é onde tudo começa e você saberá se é viável levar o negócio a diante.

2º Passo – Cadastro nos órgãos de Registro

Com o planejamento em mãos, é hora de registrar sua empresa e ter seu CNPJ, Nire, Inscrição estadual e inscrição municipal.

Com as inscrições abertas, você já pode ir tomando algumas providencias de modo que não ocorram alguns contratempos e correrias, por exemplo:

  • Abertura de conta jurídica para recebimento dos fretes;
  • Regularização e até mesmo a elaboração da documentação da frota;
  • Contratação ou transferência de seguros;
  • Exames, laudos e programas de saúde ocupacional como PPRA, PCMSO entre outros em nome da empresa de transportes constituída.

Outra questão importante que uma empresa de transportes precisa providenciar é um software para emissão de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), documento obrigatório para acompanhamento das mercadorias transportadas, sem esse documento você não poderá realizar o frete, tratando-se de transporte intermunicipal, interestadual e internacional.

3º Passo – Licenças necessárias para exercer a atividade.

Aqui vamos tratar em especial de como abrir uma empresa de transportes de cargas bem como sua regularização, para você não ter problema com a fiscalização.

Você precisa verificar com a prefeitura do seu município e providenciar o alvará de funcionamento, ou até mesmo um alvará apenas de correspondência para casos em que não tem atendimento ao publico na sede da empresa.

Toda empresa de transportes rodoviário de cargas precisa ser registrada na Agencia Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, esse é registro é conhecido como RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviário de Cargas).

Esse registro é o certificado que sua empresa de transportes está apta a prestar serviços de transporte remunerado.

Caso você tenha dúvida como conseguir esse registro, entre em contato com a Somaplan Contabilidade, que ajudaremos você com isso.

4º Passo – Contrate um bom Contador

Está em busca de um contador para te auxiliar nesse processo de como abrir uma empresa de transportes?

Você precisa contar com uma assessoria de um bom contador ou escritório de contabilidade, pois você precisa focar no seu ramo de atividade porque o mercado está cada vez mais competitivo e isso requer muito mais energia e dedicação da sua parte para enfrentar os desafios, então escolha bem o seu contador.

Conte com a assessoria da Somaplan Contabilidade que te ajudará em áreas que você talvez não tenha tempo ou conhecimento suficiente para desempenhar as tarefas de gestão.

Como exemplo podemos citar: Administração dos colaboradores, controle de impostos, gestão dos custos operacionais, gestão financeira, para que a sua empresa de transportes tenha resultados consistentes e satisfatórios.

Mesmo com tudo planejado, podem acontecer algumas surpresas que podem comprometer os resultados da sua empresa de transportes e nessa hora contar com boa assessoria é fundamental, então não hesite em nos procurar, estamos a sua disposição.

 

Como abrir uma empresa de transportes? Se essa é sua dúvida, conte com a Somaplan Contabilidade, assessoramos a sua transportadora nas áreas de recursos humanos, apuração de tributos, enquadrando sua empresa de transportes no melhor e mais vantajoso regime tributário, de forma que você economize dinheiro com impostos.

Alem dessas áreas, prestamos serviços de assessoria contábil e gestão financeira que ajudará a sua empresa tomar o rumo do crescimento.

 

Quer saber mais sobre abertura de empresa? Acesse outro conteúdo nosso que tem mais informação sobre esse assunto, clicando aqui.

 

ENTRE EM CONTATO AGORA

Compartilhe

WhatsApp chat