saúde financeira do comércio varejista
A maioria dos empreendedores do comércio varejista acredita que seu plano financeiro se resume apenas a realizar compra de produtos, esperar pelos clientes e daí; ter lucros. Só que na realidade, é preciso bem mais que isso para que o seu empreendimento varejista tenha sucesso.
Todos os dias, você precisa lidar com:
Isso é apenas algumas das coisas que o empreendedor do comércio varejista tem que enfrentar, porque no seu dia a dia existem diversas decisões estratégicas que é preciso fazer e que causam um grande impacto no desempenho do negócio varejista.
E para saber se tudo está funcionando de acordo com o que se almeja, é preciso usar como espelho um plano financeiro do seu estabelecimento comercial. Quando tudo está indo bem, seus lucros e suas finanças ficam lá no alto, mas, quando ocorre o oposto, grandes prejuízos são gerados para o seu comércio.
Por essa razão, que a saúde do seu comércio varejista deve sempre ser monitorada de perto!
Pense em uma situação: Alguém te faz uma proposta para que você vire parceiro de uma loja que vai beneficiar bastante suas vendas, só que, uma das maiores exigências para que essa parceria seja efetivada, é que você amplie a sua loja em até seis meses.
Você é capaz de responder se teria condições financeiras para fazer isso?
Se a sua empresa não possui um plano financeiro, não tem como ela ter a resposta para isso.
Sem essa peça chave que causa grandes impulsos financeiros positivos na empresa, você ficaria perdido e teria que apostar na sorte, torcendo para que esse novo projeto trouxesse um retorno favorável.
Por outro lado, se você sabe exatamente qual é a situação financeira atual do seu negócio e já possui o orçamento e todas as análises de suas receitas e despesas que virão nos próximos meses, assim, vai saber exatamente qual é a melhor decisão.
Essa é a visão que um empreendedor do comércio varejista precisa ter, por isso é de grande relevância ficar de olho na sua saúde financeira e ter um plano financeiro de qualidade. Ele vai permitir que você faça uma administração mais eficaz, tendo conhecimento não só do presente, mas também se antecipando ao futuro da sua empresa.
Para o comércio varejista, um plano financeiro deve conter todas as suas ações e controles, com o objetivo de monitorar o desempenho das finanças. Falando de uma forma mais direta, qualquer operação sua que se relacione com entradas e saídas do seu negócio, tem que ser anotadas e levadas em consideração.
Exatamente neste ponto é que costumam surgir os primeiros erros em um plano financeiro. Um gestor que não faz o registro do que entra e do que sai ou não leva em consideração algumas despesas realizadas em um determinado período, pode acabar chegando a conclusões erradas sobre a saúde financeira do seu comércio.
É muito natural que o empreendedor encontre certas dificuldades pelo caminho quando se trata de controlar as suas informações financeiras. Isso pode acontecer porque ele não tem muito tempo ou até por falta de conhecimento a respeito desse assunto.
Nessas horas sempre é bom poder contar com uma empresa que seja especializada para lhe auxiliar com a contabilidade para o comércio varejista.
Viu só como é importante cuidar e monitorar a saúde financeira do seu comércio varejista de perto?
Não deixe isso para depois, comece já!
Qualquer dúvida entre em contato conosco!
Até breve!