O plano de negócios é essencial para qualquer tipo de empresa em início de atividades, principalmente se seus proprietários quiserem atrair algum tipo de investimento para o negócio. Ter um bom plano de negócios é absolutamente imperativo para um restaurante que deseja se solidificar e ter longevidade nos negócios.
Ao escrever o plano de negócios do seu restaurante, você usufrui de dois excelentes benefícios:
O plano de negócios é especialmente útil para novos empreendedores do segmento de restaurantes. Ao pesquisar informações para escrever o plano de negócios do seu restaurante, você pode tomar ciencia de problemas que você não tinha considerado anteriormente, como licenciamento, alvará de funcionamento, vigilância sanitária, legislação fiscal e aspectos burocráticos.
A maioria dos planos de negócios tem as mesmas partes gerais, mas algumas seções de seu plano devem ser voltadas especificamente para o segmento de restaurantes. Por isso, preparamos algumas dicas sobre todas as partes necessárias do plano de negócios do seu restaurante. Vamos lá?
Comece com uma visão geral do seu plano de negócios inteiro. Pense nisso como sua introdução. Você precisa torná-lo interessante e atraente para manter a atenção de seus leitores. Aqui estão algumas dicas para escrever um resumo executivo voltado para o plano de negócios de seu restaurante.
Esta parte de um plano de negócios é por vezes referida como uma análise de negócios. Ela diz ao leitor a localização, nome legal e o conceito de restaurante que você deseja criar. Aqui é onde você começa a detalhar um pouco mais, falar sobre os concorrentes locais, seu público alvo, potencial populacional da região, e outras informações que você colheu durante sua pesquisa.
Esta parte do plano de negócios do seu restaurante é por vezes referida como estratégia de marketing. Há três partes de um mercado para você analisar:
Dê detalhes sobre como você pretende fazer a divulgação do seu restaurante (panfletos, sites de anúncios, jornais locais, criação de um site, página nas redes sociais, etc…)
Às vezes chamada de Produtos e Serviços. Aqui é onde você diz aos investidores sobre o horário de funcionamento da casa e quantos funcionários você pretende contratar. Aqui também é onde você explica os benefícios de seu estabelecimento para os clientes, tais como, a sua excelente localização no centro da cidade, sua proximidade com uma rodovia interestadual local ou um centro comercial. Este também é um bom lugar para mencionar quaisquer tipo de relacionamento que você terá com fornecedores de alimentos ou produtores locais e o quanto isso lhe dará uma vantagem competitiva.
Quem vai comandar o navio? Você será o gerente geral, isto é, o contador, administrador, chef de cozinha e barman? Se sim, como você pretende fazer tudo isso sozinho?
Muitos novos proprietários de restaurantes ou contratam um gerente geral ou um Maitre para cuidar do salão de jantar e detalhes do restaurantes, tais como compras, ou um chef de cozinha, mas normalmente não contratam os dois no início, pois eles mesmos podem fazer uma das funções. Explique quem vai fazer o quê, incluindo os funcionários em potencial que você acha que será um grande benefício para o seu novo restaurante. Não se esqueça de citar quem será seu contador e os aspectos legais do negócio.