Como escrever o plano de negócios do seu restaurante

plano de negócios do seu restaurante

plano de negócios do seu restaurante

O plano de negócios é essencial para qualquer tipo de empresa em início de atividades, principalmente se seus proprietários quiserem atrair algum tipo de investimento para o negócio.  Ter um bom plano de negócios é absolutamente imperativo para um restaurante que deseja se solidificar e ter longevidade nos negócios.

Ao escrever o plano de negócios do seu restaurante, você usufrui de dois excelentes benefícios:

  • Ao escrever um plano claro e conciso, você mostra ao banco ou potenciais investidores que você é um empreendedor sério e que o seu empreendimento no ramo alimentício tem potencial de crescimento e retorno, para que assim você consiga o investimento ou financiamento necessário para o seu restaurante iniciar suas atividades.
  • Você vai aprender sobre todos os diferentes aspectos do seu negócio, tais como, infraestrutura necessária, localização, bem como a sua concorrência local e o público alvo que você deseja atender.

O plano de negócios é especialmente útil para novos empreendedores do segmento de restaurantes. Ao pesquisar informações para escrever o plano de negócios do seu restaurante, você pode tomar ciencia de problemas que você não tinha considerado anteriormente, como licenciamento, alvará de funcionamento, vigilância sanitária, legislação fiscal e aspectos burocráticos.

A maioria dos planos de negócios tem as mesmas partes gerais, mas algumas seções de seu plano devem ser voltadas especificamente para o segmento de restaurantes. Por isso, preparamos algumas dicas sobre todas as partes necessárias do plano de negócios do seu restaurante. Vamos lá?

           1-Resumo Executivo 

Comece com uma visão geral do seu plano de negócios inteiro. Pense nisso como sua introdução. Você precisa torná-lo interessante e atraente para manter a atenção de seus leitores. Aqui estão algumas dicas para escrever um resumo executivo voltado para o plano de negócios de seu restaurante.

  • Você precisa dar ao leitor (um potencial investidor ou instituição financeira) o básico de sua ideia de negócio. Qual é o conceito do seu novo restaurante, o nome, a localização?
  • Explique por que você está preparado para assumir ou abrir este restaurante. Você tem experiência anterior em restaurantes? Se não, você tem alguma experiência no negócio de restaurantes? Se a resposta for não, então você precisa convencê-los da ideia de que, apesar de sua falta de experiência, você ainda é a pessoa perfeita para gerir este novo negócio.

           2-Descrição da Empresa 

Esta parte de um plano de negócios é por vezes referida como uma análise de negócios. Ela diz ao leitor a localização, nome legal e o conceito de restaurante que você deseja criar. Aqui é onde você começa a detalhar um pouco mais, falar sobre os concorrentes locais, seu público alvo, potencial populacional da região, e outras informações que você colheu durante sua pesquisa.

          3-Análise de Mercado 

Esta parte do plano de negócios do seu restaurante é por vezes referida como estratégia de marketing. Há três partes de um mercado para você analisar:

  • Público Alvo – Quem você vai servir? O seu restaurante atenderá pessoas mais velhas na hora do almoço? Profissionais de Escritórios no jantar? Famílias com crianças pequenas? Explique sua base de clientes e por que eles escolherão o seu novo restaurante e não os seus concorrentes.
  • Concorrência – Quem são os seus concorrentes?  Muitas pessoas ao abrir um novo restaurante, tem a presunção de que todos irão preferir seu novo estabelecimento em detrimento aos concorrentes locais. Não caia neste erro e não subestime os outros restaurantes. Eles já têm uma base de clientes leais, e atrair clientes dessa base pode não ser nada fácil. Descubra o máximo que puder sobre a sua concorrência, incluindo o seu cardápio, horário de atendimento e preços praticados. Em seguida, explique em um parágrafo ou dois como você vai competir com estes restaurantes já estabelecidos.
  • Marketing – Qual estratégia você pretende adotar para promover o seu restaurante? Como você vai direcionar seu público-alvo? Talvez você crie uma promoção: “Crianças acompanhada dos pais, não pagam o jantar”, ou um serviço de delivery gratuito para os escritórios locais. O que vai diferenciá-lo da concorrência?

Dê detalhes sobre como você pretende fazer a divulgação do seu restaurante (panfletos, sites de anúncios, jornais locais, criação de um site, página nas redes sociais, etc…)

         4-Operação de Negócios

Às vezes chamada de Produtos e Serviços. Aqui é onde você diz aos investidores sobre o horário de funcionamento da casa e quantos funcionários você pretende contratar. Aqui também é onde você explica os benefícios de seu estabelecimento para os clientes, tais como, a sua excelente localização no centro da cidade, sua proximidade com uma rodovia interestadual local ou um centro comercial. Este também é um bom lugar para mencionar quaisquer tipo de relacionamento que você terá com fornecedores de alimentos ou produtores locais e o quanto isso lhe dará uma vantagem competitiva.

       5-Gestão e Propriedade

Quem vai comandar o navio? Você será o gerente geral, isto é, o contador, administrador, chef de cozinha e barman? Se sim, como você pretende fazer tudo isso sozinho?

Muitos novos proprietários de restaurantes ou contratam um gerente geral ou um Maitre para cuidar do salão de jantar e detalhes do restaurantes, tais como compras, ou um chef de cozinha, mas normalmente não contratam os dois no início, pois eles mesmos podem fazer uma das funções. Explique quem vai fazer o quê, incluindo os funcionários em potencial que você acha que será um grande benefício para o seu novo restaurante. Não se esqueça de citar quem será seu contador e os aspectos legais do negócio.

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Até a próxima!

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