Olá amigo empresário, nesse artigo gostaria de compartilhar com você, alguns assuntos que julgo ser de extrema importância, especialmente se você tem uma Micro ou pequena empresa.
Sabemos que a carga tributária do nosso país, é uma das mais elevadas do planeta, gira em torno de 1/3 do PIB e por esse motivo, as Micro e Pequenas empresas são as que mais tem dificuldades para se manter em dia com o Governo.
Sabemos também, que todo empresário precisa manter seu foco, naquilo que realmente contribui para o crescimento da sua empresa, na gestão de seu negócio, e na busca de estratégias que fortalecerá a sua marca perante o mercado.
Veja o vídeo abaixo:
A razão da existência de um negócio, independente do ramo de atuação, é ter resultados, ou seja, gerar lucratividade. Então é necessário fazer um acompanhamento rigoroso na saúde financeira da empresa, para isso o uso de ferramentas contábeis e gerenciais, são primordiais, e, com certeza, vai te ajudar muito, na tomada de decisões, desde as mais simples até as mais importantes, da melhor forma possível.
Existem diversos fatores que podem comprometer os resultados das micro e pequenas empresas, mais nesse artigo, vou tratar apenas de um, que é a “alta carga tributária”, que vem trazendo muita dor de cabeça aos micro e pequenos empresários.
No Brasil temos basicamente 3 opções de tributação: Lucro Real, lucro presumido e Simples Nacional.
Como escolher a melhor opção para sua empresa? Escolher a melhor opção de tributação, depende de alguns fatores, que devem ser levados em conta, como por exemplo, sua operação, os custos envolvidos no seu produto ou serviço, como gastos com pessoal, matéria-prima, e outros que estão ligados com a sua atividade. Normalmente a tributação mais utilizada pelas Me(s) e EPP(s) é o Simples Nacional, mais nem sempre é a melhor alternativa. Por isso, é necessário, fazer o uso de uma ferramenta muito eficiente, que tem ajudado muitas empresas a reduzir a carga tributária, e o nome dessa ferramenta é “planejamento tributário”, com ela é possível comparar todas as opções possíveis, e escolher a mais favorável a sua empresa
Muitos empresários, na maioria das vezes, por falta de assessoria, só enxergam um ou no máximo dois caminhos, para se pagar menos impostos: A “sonegação” e “deixar de vender.”
Sabemos que nenhum desses caminhos são viáveis para um negócio sustentável e lucrativo. O primeiro por questões éticas e principalmente porque é crime contra a ordem tributária e o segundo por questões da sobrevivência do negócio, afinal, empresa que não vende, “quebra”, infelizmente. Não acredito que existe milagre que faz você pagar menos imposto, a não ser através de um planejamento tributário bem elaborado.
E para te ajudar nessa tarefa, você precisa da assessoria de um profissional especializado, e esse profissional é o Contador, então procure um contador de sua confiança e, com certeza, ele contribuirá muito para o sucesso de sua empresa.
Quer saber mais como sua empresa pode pagar menos imposto? Mande sua pergunta para [email protected] e deixe também seu e-mail aqui em baixo, e você continuará recebendo nossos artigos, que contribuirá para o sucesso de sua empresa.
Abraços,
Ezequiel Teotônio da Silva.