Aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros, é o objetivo de qualquer negócio, e para que isso aconteça, o cliente precisa comprar. Porém, algumas vezes, ele não está pensando em fazer isso e entra na sua loja apenas para dar “aquela olhadinha” ou então ele quer comprar algo, mas ainda não sabe exatamente como e o que.
É nesse ponto que um bom vendedor entra e consegue convencer o cliente de que ele deve comprar aquele produto. O vendedor precisa chegar no momento certo, com a resposta certa e o item certo na mão para indicar. Mas, como vender mais? Como colocar isso em prática? O que é necessário?
Você descobrirá isso ao ler este post!
Algumas pessoas vendem apenas porque querem receber uma comissão no final do mês ou simplesmente porque precisam fazer esse trabalho, do contrário, é demissão. Mas o processo de vendas se torna muito interessante quando o funcionário acredita que o produto é realmente bom e que oferece diversos benefícios.
Digamos que você tenha uma sapataria e um membro da equipe vá vender um sapato para uma mulher, que está procurando algo específico para uma festa. O funcionário indicará para ela o par que ele acredita que realmente a ajudará a ficar a noite toda de pé da maneira mais confortável possível. Seria um produto que compraria para si, de tanto que confia nele.
Existem milhares de vendedores por aí que querem apenas empurrar o produto goela abaixo e não se preocupam em parar para ouvir a necessidade do cliente. Como você o convencerá de algo, se não sabe nem o motivo dele estar na sua loja?
Pare para ouvir o seu cliente. Por exemplo, é muito importante saber para que finalidade ele está procurando uma roupa. É para uma entrevista de emprego? Uma festa? Um jantar romântico? Mostre a ele todas as possibilidades e tente compreender o estilo dele.
Nem todos estão preparados para vender. Assim como o dono de uma empresa precisa de conhecimentos mínimos de gestão financeira e de pessoas, os funcionários da linha de frente precisam entender as regras de como vender bem e convencer o consumidor.
Portanto, promova treinamentos constantemente e não permita que eles se acomodem com os conhecimentos que possuem. Mostre todas as novas estratégias e técnicas que o mercado vem utilizando para alavancar as vendas.
Existe uma coisa chamada empatia, e todo bom vendedor precisa praticá-la. Empatia é o mesmo que se colocar no lugar do outro, entender as suas necessidades como se fossem nossas. Dessa forma fica muito mais fácil de fazer um bom atendimento.
Vamos a um exemplo: uma mulher jovem e um pouco acima do peso está numa loja procurando por uma roupa de banho. Pense o que você gostaria de usar se estivesse no lugar dela. Um maiô pode ser uma boa opção, mas se tornou bastante tradicional para quem está com uns quilos a mais. Talvez um biquíni de cintura alta seja a opção ideal e, certamente, algo que você compraria. Essa opção pode ser a que a sua cliente procura no momento.
Você vai a uma loja de produtos para cabelo e quer encontrar aquele que mais combina com o seu tipo de fio. Então, como não conhece sobre o assunto, recorre a um vendedor que a única coisa que faz é ler o rótulo do produto, algo que você também pode fazer. Você gostou desse vendedor? Provavelmente não! O seu cliente, muito provavelmente, também não gostará desse profissional.
Portanto, conheça o máximo que puder sobre o produto que vende. Assim, você pode dar dicas que realmente fazem a diferença e citar diversos benefícios que o cliente desconhece.
Quer mais dicas para aumentar as suas vendas? Então, que tal saber como a decoração da sua loja influencia nisso?
Você tem dúvidas? Então, entre em contato com a Somaplan! Será um prazer falar com você e ajudá-lo a traçar estratégias financeiras para que você possa colocar os seus planos em ação.