Como vender mais e convencer o cliente no varejo

convencer o cliente no varejo

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Aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros, é o objetivo de qualquer negócio, e para que isso aconteça, o cliente precisa comprar. Porém, algumas vezes, ele não está pensando em fazer isso e entra na sua loja apenas para dar “aquela olhadinha” ou então ele quer comprar algo, mas ainda não sabe exatamente como e o que.

É nesse ponto que um bom vendedor entra e consegue convencer o cliente de que ele deve comprar aquele produto. O vendedor precisa chegar no momento certo, com a resposta certa e o item certo na mão para indicar. Mas, como vender mais? Como colocar isso em prática? O que é necessário?

Você descobrirá isso ao ler este post!

Dicas de como vender mais

1. Acredite que o produto é realmente bom

Algumas pessoas vendem apenas porque querem receber uma comissão no final do mês ou simplesmente porque precisam fazer esse trabalho, do contrário, é demissão. Mas o processo de vendas se torna muito interessante quando o funcionário acredita que o produto é realmente bom e que oferece diversos benefícios.

Digamos que você tenha uma sapataria e um membro da equipe vá vender um sapato para uma mulher, que está procurando algo específico para uma festa. O funcionário indicará para ela o par que ele acredita que realmente a ajudará a ficar a noite toda de pé da maneira mais confortável possível. Seria um produto que compraria para si, de tanto que confia nele.

2. Conheça o seu cliente primeiro

Existem milhares de vendedores por aí que querem apenas empurrar o produto goela abaixo e não se preocupam em parar para ouvir a necessidade do cliente. Como você o convencerá de algo, se não sabe nem o motivo dele estar na sua loja?

Pare para ouvir o seu cliente. Por exemplo, é muito importante saber para que finalidade ele está procurando uma roupa. É para uma entrevista de emprego? Uma festa? Um jantar romântico? Mostre a ele todas as possibilidades e tente compreender o estilo dele.

3. Treine a sua equipe

Nem todos estão preparados para vender. Assim como o dono de uma empresa precisa de conhecimentos mínimos de gestão financeira e de pessoas, os funcionários da linha de frente precisam entender as regras de como vender bem e convencer o consumidor.

Portanto, promova treinamentos constantemente e não permita que eles se acomodem com os conhecimentos que possuem. Mostre todas as novas estratégias e técnicas que o mercado vem utilizando para alavancar as vendas.

4. Tenha empatia

Existe uma coisa chamada empatia, e todo bom vendedor precisa praticá-la. Empatia é o mesmo que se colocar no lugar do outro, entender as suas necessidades como se fossem nossas. Dessa forma fica muito mais fácil de fazer um bom atendimento.

Vamos a um exemplo: uma mulher jovem e um pouco acima do peso está numa loja procurando por uma roupa de banho. Pense o que você gostaria de usar se estivesse no lugar dela. Um maiô pode ser uma boa opção, mas se tornou bastante tradicional para quem está com uns quilos a mais. Talvez um biquíni de cintura alta seja a opção ideal e, certamente, algo que você compraria. Essa opção pode ser a que a sua cliente procura no momento.

5. Fale algo que o cliente não sabe

Você vai a uma loja de produtos para cabelo e quer encontrar aquele que mais combina com o seu tipo de fio. Então, como não conhece sobre o assunto, recorre a um vendedor que a única coisa que faz é ler o rótulo do produto, algo que você também pode fazer. Você gostou desse vendedor? Provavelmente não! O seu cliente, muito provavelmente, também não gostará desse profissional.

Portanto, conheça o máximo que puder sobre o produto que vende. Assim, você pode dar dicas que realmente fazem a diferença e citar diversos benefícios que o cliente desconhece.

Quer mais dicas para aumentar as suas vendas? Então, que tal saber como a decoração da sua loja influencia nisso?

Você tem dúvidas? Então, entre em contato com a Somaplan! Será um prazer falar com você e ajudá-lo a traçar estratégias financeiras para que você possa colocar os seus planos em ação.

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