Controle de Estoque para Bares e Restaurantes

controle de estoque para bares e restaurantes - Somaplan

controle de estoque para bares e restaurantes - Somaplan

 

“Não importa se você administra uma grande cadeia de foodservices, uma lanchonete de hospital ou um bar sofisticado, a importância do controle de estoque para bares e restaurantes é clara.” 

Fazer o controle de estoque para bares e restaurantes pode ser uma de suas tarefas menos favoritas, mas é crucial para controlar os custos dos alimentos do seu estabelecimento e reduzir o desperdício, reduzindo consequentemente os custos e aumentando a lucratividade do negócio.

O controle de estoque para bares e restaurantes exige algumas técnicas básicas, que devem ser aplicadas por todo e qualquer estabelecimento que trabalhe no segmento da alimentação.

Como se trata de um controle que apresenta certa complexidade, é essencial que o empresário aplique boas práticas de manuseio e de utilização para evitar desperdícios, economizar dinheiro e garantir maior lucratividade.

Diante disso, é essencial saber como fazer as compras, as formas corretas de armazenamento das mercadorias e o atendimento às regras determinadas pela Vigilância Sanitária para não oferecer nenhum risco aos clientes.

Conheça as principais recomendações para o controle de estoque para bares e restaurantes:

Instale um sistema de gestão no controle de estoque para bares e restaurantes

Para um estabelecimento de menor porte, o controle de estoque para bares e restaurantes pode ser feito através de planilhas eletrônicas. Contudo, como qualquer empreendimento tem como tendência o crescimento, é importante ter um sistema de gestão informatizado, mantendo as informações atualizadas para ter uma administração mais eficiente dos produtos em estoque.

Ter um sistema automatizado desde a abertura do estabelecimento torna o processo mais simplificado, principalmente porque se perde menos tempo e se garante o prazo de validade dos produtos, mantendo uma quantidade que possa atender a demanda sem qualquer prejuízo, tanto para a empresa quanto para os clientes.

Faça inventários periódicos

No controle de estoque para bares e restaurantes, o inventário periódico é extremamente importante, já que se trabalha com produtos com prazos de validade estabelecidos.

Normalmente, o inventário deve ser feito semanalmente. Com esse período, torna-se mais simples fazer novos pedidos, ao mesmo tempo, em que o empresário terá conhecimento sobre os produtos mais solicitados, mantendo o nível do estoque para que nada falte durante sua rotina diária.

Ao mesmo tempo, fazendo o inventário regularmente, o estabelecimento estará menos sujeito a algumas falhas, como perdas, gargalos ou fraudes cometidas por funcionários mal-intencionados.

Manter o estoque em ordem

No controle de estoque para bares e restaurantes é essencial manter todas as mercadorias em ordem, uma vez que o estabelecimento trabalha com os mais diversos tipos de produtos.

Alguns produtos são perecíveis, o que exige que sejam armazenados em ambiente refrigerado, enquanto outros possuem maior durabilidade, devendo ser separados em ambiente apropriado.

Para garantir que todas as mercadorias estejam em condições de uso, é preciso dividir em grupos, de acordo com as características de cada produzo, separando entre itens perecíveis e não perecíveis, dando atenção ao prazo de validade e utilizando um sistema de utilização de acordo com esse prazo.

Previsão de demanda no controle de estoque para bares e restaurantes

O estoque, basicamente, é investimento, ou seja, é necessário aplicar dinheiro para garantir que todos os produtos necessários estejam disponíveis. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso fazer as compras de acordo com a demanda.

Sabendo qual será a demanda, com base no controle de estoque, o empresário terá a quantidade necessária para oferecer o melhor atendimento, sem perder produtos ou sem faltar para o fornecimento das refeições.

Com a utilização de um sistema de estoque eletrônico e online, por exemplo, essa tarefa se torna mais simples, já que o empresário poderá fazer uma estimativa sobre as vendas futuras, comprando apenas aquilo que será utilizado no seu atendimento. E isso de onde ele estiver, não necessitando, necessariamente, estar presente no estabelecimento.

Atenção às regras da Anvisa

A Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária apresenta uma série de regras relacionadas com o armazenamento de produtos em bares e restaurantes, como, por exemplo, o tempo máximo que um determinado item pode ser mantido em refrigeração ou em temperatura ambiente, a forma de identificação, etc.

No controle de estoque para bares e restaurantes, seguir essas regras é fundamental, evitando que o estabelecimento possa incorrer em algum erro que possa causar não apenas o pagamento de multas, mas também a interdição do estabelecimento.

Conclusão

Existem várias razões pelas quais você deve acompanhar de perto e de forma consistente o controle de estoque do seu bar ou restaurante.

Realizar o controle de estoque para bares e restaurantes de forma regular e previamente agendada, comprovadamente pode aumentar seus lucros em mais de 20% a cada ano, porque evita que você faça compras em excesso. O gerenciamento de estoque de alimentos para restaurantes está conectado a tudo, desde o planejamento do seu cardápio até a determinação de quantos clientes você poderá atender por dia.

Sendo assim, o controle de estoque para bares e restaurantes é essencial para a operação diária de qualquer negócio de foodservice.

E podemos te ajudar muito com a realização desta tarefa. Nos procure!

Somos uma Empresa de Contabilidade em Hortolândia — SP, e somos especializados em contabilidade para bares e restaurantes. Isso nos habilita a sermos os parceiros ideais para o ajudar em sua jornada rumo ao sucesso do seu estabelecimento.

Quer reduzir os custos e aumentar os lucros do seu restaurante? Venha tomar um café conosco e vamos planejar isso, ok?

Estamos esperando por você!

Até breve…

 

#EmpresadeContabilidadeemHortolândiaSP #contabilidadeparabares #contabilidadepararestaurantes #contabilidadeparalanchonetes #controledeestoquepararestaurantes #controledeestoquesparabares

 

Compartilhe

WhatsApp chat