Sistema para restaurantes — Aprenda como gerir e dinamizar os seus processos

Sistema para restaurantes

A melhor forma de gerir e dinamizar os processos de um estabelecimento comercial é com o apoio de um bom sistema de gestão. Se você procura um sistema para restaurantes, deve fazer uma boa pesquisa no mercado, selecionando os sistemas que melhor podem atender suas necessidades e fazer a escolha adequada.

O empresário do ramo de alimentação tem sob sua responsabilidade muitas ações para gerenciar no dia a dia, desde a escolha dos produtos que servirão para confeccionar o cardápio até o atendimento final ao cliente, que deve ser feito por uma equipe devidamente treinada.

Dessa forma, ao escolher um sistema para restaurantes, deve pensar, em primeiro lugar, nas facilidades que ele pode oferecer, deixando o tempo necessário para dar atenção à atividade fim de seu empreendimento, buscando sempre melhorar os resultados.

Existem alguns pontos fundamentais que devem ser pensados na hora de escolher o melhor sistema para restaurantes e é sobre isso que valor discorrer:

Sistema para restaurantes: escolha o mais adequado

O primeiro ponto para o empresário pensar ao escolher um sistema para seu restaurante é que existem no mercado centenas de softwares dedicados a estabelecimentos ligados à alimentação e cada um deles apresenta seus diferenciais, desde o tipo de alimento oferecido até às suas operações administrativas e financeiras.

Assim, o empresário poderá ter inúmeras opções para escolha, ou seja, ao mesmo tempo, em que terá maior número de possibilidades, também deverá ter a responsabilidade de analisar cada um deles para o seu tipo de empreendimento.

Essa responsabilidade é importante, uma vez que, se não escolher o sistema para restaurantes mais adequado, não poderá ter de forma consistente os relatórios e os serviços que está querendo implantar em seu estabelecimento.

Portanto, não se deve ter pressa na escolha do software mais adequado, uma vez que a compra ou o contrato com uma empresa desenvolvedora poderá trazer sérios prejuízos no futuro.

Outro ponto importante é verificar se a empresa fornecedora do sistema para restaurantes oferece também a implantação e o treinamento adequado para utilização do software. A perda de tempo na leitura de manuais ou a busca por uma funcionalidade também pode prejudicar o andamento dos negócios.

Assim, quando se busca um sistema adequado aos objetivos do empreendimento é preciso selecionar o desenvolvedor que tenha experiência no ramo e que ofereça produtos alinhados com cada tipo de empreendimento e com sua forma de gerenciamento.

Resolvidos esses primeiros detalhes, que são importantes para o andamento do negócio, o empresário do ramo de restaurantes terá mais facilidade em seus processos e poderá agilizar o atendimento, oferecendo, ao mesmo tempo, qualidade e satisfação aos seus clientes.

Sistema para restaurantes: a integração é essencial

Um bom sistema para restaurantes não vai servir apenas para fazer pedidos e incluir valores em uma comanda. É necessário que seja totalmente integrado, fazendo controle do estoque e reportando os resultados do faturamento e das despesas de acordo com os lançamentos.

Assim, é preciso que ele ofereça controle de contas a pagar e a receber, controle de gorjetas para os garçons, controle dos itens em estoque e relatório sobre produtos que devem ser comprados, oferecendo, ao empresário, condições de gerenciar seu estabelecimento sem perda de tempo com papéis, anotações ou digitação de dados em planilhas eletrônicas.

Um sistema para restaurantes deve oferecer, dessa forma, total automatização dos procedimentos e processos, inclusive reduzindo o tempo de trabalho dos atendentes. Assim, por exemplo, ter um sistema que envie automaticamente os pedidos para a cozinha, vai evitar que os garçons tenham de perder tempo com essa tarefa.

No caso do restaurante oferecer serviços de delivery, um sistema para restaurantes deve oferecer a funcionalidade de pedidos online, inclusive com possibilidade de pagamento através de cartões.

Além disso, também existe a necessidade de armazenamento de informações em nuvem, o que vai permitir ao empresário manter total controle sobre os processos através de dispositivos móveis, podendo trabalhar de onde estiver e consultar seus relatórios sempre que necessário.

O desenvolvedor do sistema para restaurantes, ao mesmo tempo, deve estar disposto a promover as alterações necessárias no software para atender necessidades específicas de cada cliente. Mesmo havendo uma forma geral de atendimento, existem restaurantes que oferecem serviços especiais, que também devem estar incluídos no software para facilitar a vida do empresário.

Ao mesmo tempo, o sistema deve oferecer integração com contas bancárias, permitindo ao empresário acompanhar os valores creditados através de cartões de débito ou de crédito, dinamizando a administração do estabelecimento, sem necessidade de consultar diariamente a conta bancária.

A integração das funcionalidades do sistema para restaurantes deve, ainda, oferecer ao empresário todos os relatórios necessários para o acompanhamento e gerenciamento da situação financeira da empresa, inclusive com fluxo de caixa que permita fazer lançamentos de contas a pagar e receber, garantindo que os compromissos da empresa possam ser cumpridos dentro do prazo.

Ao escolher um sistema para restaurantes, o empresário deve ter todos esses cuidados, além daqueles particulares, limitados apenas ao seu estabelecimento, oferecendo condições de gerenciamento e dinamizando suas operações.

Conclusão

O ideal é que o empresário consulte um contador sobre um sistema para restaurantes mais adequado ao porte e ao tipo de negócio gastronômico específico que ele administra, e que faça integração com os sistemas do escritório de contabilidade, pois isso aumenta a segurança em relação à integridade dos dados enviados ao fisco. Além, é claro, de dinamizar os processos em relação à gestão contábil, fiscal e financeira do estabelecimento.

Ter informações full-time sobre a real situação financeira do restaurante é essencial para apoiar aos gestores sobre as principais decisões sobre investimentos para o crescimento do negócio.

E para ter a total certeza sobre os números financeiros do empreendimento, é fundamental que o proprietário de um restaurante conte com o apoio de uma equipe de assessoria contábil e fiscal especializada em contabilidade para restaurantes. Essa parceria pode ser o grande diferencial competitivo entre um negócio de sucesso e outro que “quase chegou lá…”

Somos uma Empresa de Contabilidade em Hortolândia — SP. Podemos ajudá-lo na escolha de um bom sistema para restaurantes, e também podemos assessorar você realizando análises precisas sobre o seu estabelecimento, de modo que possamos reduzir os custos e aumentar a lucratividade do negócio. “Bora” preparar o mise en place desta receita de sucesso?

Estamos esperando por você!

Até breve…

#empresadecontabilidadeemhortolandiasp #contabilidadepararestaurantes #sistemapararestaurantes #consulteumcontador #negóciogastronômico

Compartilhe

WhatsApp chat