CUIDADOS NA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Sua empresa está preparada para crescer no mercado? Na medida que a demanda de tarefas vai crescendo na sua empresa, surge a necessidade de contratação de colaboradores ao qual serão distribuídas as tarefas de acordo com suas habilidades, e sem dúvida alguma, esse é um momento decisivo para você que é um empreendedor. Saber contratar um funcionário pode definir o sucesso ou o fracasso de sua empresa. Porquê da mesma forma que existem profissionais qualificados, que podem acrescentar um diferencial para sua empresa, em alguns casos, até sendo disputados por várias empresas, existem também pessoas que não agregam valor nenhum para sua empresa e ainda pode prejudicar o seu negócio, levando você ao fracasso.

Você sabe quanto custa um manter um funcionário? Sua empresa está realmente preparada para arcar com todas as responsabilidades?

Veja o vídeo abaixo:

Muitas vezes, por falta de tempo, conhecimento, ou até mesmo de uma boa assessoria, alguns empresários acabam ignorando as questões acima. Porém, deixar de lado esse tipo de informação, pode trazer sérias consequências para a sua empresa. Por isso a gestão de pessoas é fundamental para contratar e manter um funcionário e também resguardar a sua empresa de possíveis processos trabalhistas, além de evitar gastos excessivos com contratações equivocadas.

O maior erro de muitos empreendedores, é subestimar o peso da folha de pagamento, porque em alguns casos, o custo efetivo de um funcionário, pode chegar até o dobro do salário bruto.

Outro erro muito comum das micro e pequenas empresas, na hora de planejar os gastos com o pessoal, é considerar apenas o salário bruto do funcionário. Esquecendo-se dos encargos, benefícios exigidos em convenção coletiva e outros gastos, que incidem sobre esse valor.

A nossa legislação é um pouco extensa em relação aos custos de um funcionário e esses custos variam de acordo com o tipo de tributação da sua empresa, e também com a atividade desenvolvida. Para isso, é necessário um profissional que tenha um bom conhecimento dos custos ligados a um funcionário regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como por exemplo, os percentuais de FGTS, INSS, Férias, 13º, entre outros, além dos benefícios variáveis dos sindicatos de sua categoria, como vale-alimentação, vale-refeição, convênio médico, comissões, entre outros.

A partir do momento que esse profissional identifica as características da sua empresa e a que categoria os seus funcionários se enquadrarão, fica mais fácil elaborar um planejamento do custo efetivo, para contratação desse funcionário, de modo que você não tenha surpresas negativas no futuro.

O profissional que tem as competências acima, é o contador, então procure um de sua confiança e ele poderá contribuir muito para o sucesso de seu negócio.

A Somaplan Contábil está à sua disposição para mais esclarecimentos, mande a sua dúvida ou comentário para [email protected] que será respondido assim que possível, a Somaplan Contábil deseja muito sucesso para você, e até o próximo artigo.

WhatsApp chat