É comum que as empresas desenvolvam estratégias para motivar seus clientes a comprarem seus produtos, certo? Mas, antes disso, o foco deveria estar na motivação do cliente interno – isto é, seus funcionários!
É preciso que os colaboradores estejam motivados para vestirem a camisa e realmente se engajarem para aumentar as vendas no varejo. Os resultados de sua empresa estão atrelados a isso.
A seguir, saiba mais sobre como o funcionário motivado pode produzir mais e ajudar a aumentar as vendas no varejo, veja dicas para engajar sua equipe e melhorar os resultados de seu negócio. Confira!
O impacto da motivação nos resultados das equipes de trabalho
A base para o sucesso de uma organização é a motivação de seus funcionários. Uma equipe motivada produz mais e melhor. Quando motivados, os colaboradores tornam-se parceiros da empresa e fazem muito mais do que simplesmente cumprir sua jornada de trabalho. Eles passam então a se preocupar com o sucesso do negócio e a alinhar seus objetivos com os da empresa.
Enquanto isso, funcionários desmotivados elevarão seu índice de turnover (rotatividade de colaboradores) e comprometerão o desempenho, a produtividade e as vendas do varejo, uma vez que eles não estão engajados com os resultados operacionais e com a utilização das melhores práticas em sua rotina de trabalho.
Se você ainda tem dúvidas disso, saiba que, de acordo com uma pesquisa, funcionários mais motivados produzem 12% mais, já os que se sentem insatisfeitos e desmotivados acarretam gastos com demissão que podem chegar à casa dos R$ 900 bilhões de reais por ano. Por tudo isso, é crucial desenvolver ações que potencializem a motivação de seus funcionários. Confira algumas delas a seguir!
Dicas para elevar a motivação e aumentar as vendas no varejo
Para desenvolver essa ação que pode aumentar as vendas no varejo não é necessário nenhum alto investimento!
Essa é uma tática simples e poderosa de elevar a motivação e que deve fazer parte da cultura do seu negócio: o reconhecimento dos resultados.
Quando um vendedor fechar um negócio importante, reconheça seu esforço e faça um elogio sincero! Isso dará a certeza de que o funcionário fez um bom trabalho e o motivará para repeti-lo. Além disso, o reconhecimento servirá de inspiração para os outros membros da equipe também darem o seu melhor. Tudo isso ajudará a aumentar as vendas no varejo e o engajamento de seus colaboradores.
Você sabia que a ausência de feedback dobra a probabilidade de o funcionário não demonstrar engajamento com a sua empresa? Além disso, uma pesquisa demonstrou que 98% dos colaboradores não se sentem motivados quando não recebem feedback.
Assim, o feedback é fundamental para nortear as ações de cada funcionário. Por meio dele, é possível mostrar para o colaborador como o seu trabalho está sendo executado e mesmo fornecer sugestões de melhorias em seu desempenho, o que pode aumentar as vendas no varejo.
Essa estratégia de comunicação gera confiança entre líder e liderado. Não importa o quanto a rotina de seu estabelecimento é corrida, é necessário encontrar um tempinho para reconhecer o bom desempenho e fazer críticas construtivas.
Dessa maneira, os funcionários saberão exatamente o que você espera de cada um e como eles podem atuar para aumentar as vendas no varejo.
Seu varejo pode ter metas ousadas de crescimento e faturamento. Mas se você estabelecer metas impossíveis de serem alcançadas, sua equipe rapidamente se desmotivará e não dará o seu melhor para aumentar as vendas no varejo.
As metas devem ser desafiadoras, mas não irrealistas, a fim de não frustrar e desengajar seu time.
Embora esses encontros possam demandar o investimento de tempo, saiba que as reuniões podem ser essenciais para aumentar as vendas no varejo.
Esses são momentos para repassar as metas de vendas da equipe, conversar sobre os produtos que devem ser trabalhados no período, as novidades de sua empresa, novas políticas, etc. As reuniões também podem ser oportunidades de lançar desafios que tornarão a rotina dos funcionários mais dinâmica.
Além disso, esses encontros são momentos para dar voz à equipe. E isso é essencial para a sua motivação. Cerca de 80% dos participantes de uma pesquisa afirmaram ser essencial para sua satisfação e motivação que seu líder ouça suas ideias.
Os treinamentos são oportunidades de capacitar seus funcionários e de motivá-los. Uma pesquisa apontou que treinamentos são recursos poderosos para que os funcionários sintam-se motivados e sejam mais produtivos.
E então, pronto para elevar a motivação dos seus funcionários e aumentar as vendas no varejo? Você já aplica alguma de nossas dicas? Deixe sua mensagem nos comentários!
Em caso de dúvidas, contate a Somaplan!
Sucesso e até logo.