Por que é mais barato focar nos clientes de varejo recorrentes?
Reflita por um momento: qual é o maior bem que o varejo possui? Se a sua resposta não foi “os consumidores”, talvez seja a hora de rever a sua estratégia! Afinal, não importa o tamanho do seu negócio, os clientes recorrentes são a base de tudo.
As empresas que utilizam diferentes técnicas para fidelizar os consumidores e vender mais se mantém lucrativas e formam um verdadeiro exército de porta-vozes fiéis da sua marca.
Se você ainda tem dúvidas, saiba que, de acordo com Philip Kotler, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os antigos – por isso, é preciso investir em fidelização.
No post de hoje, explicaremos porque é mais barato e vantajoso focar nos clientes de varejo recorrentes. Confira os principais motivos a seguir!
O seu varejo oferece excelentes produtos e preço justo, e já é o suficiente, não é mesmo? Na verdade, isso não basta para manter os consumidores fiéis, apenas para abrir portas!
O mercado está cada dia mais concorrido e as empresas buscam maneiras de copiar (ou melhorar) produtos e serviços constantemente.
Por esse motivo, é essencial ir além. Uma das maneiras é por meio do bom relacionamento, como, por exemplo, resolver problemas com clientes e manter o nível de qualidade com o passar do tempo.
Essa estratégia gera diferencial competitivo e cria um vínculo entre clientes e marcas de varejo.
Estamos na era da tecnologia: as redes sociais ganham cada vez mais força! Um comentário dos clientes de varejo pode ser compartilhado diversas vezes, repercutir e viralizar. E você, certamente, quer que essa mensagem seja favorável, não é mesmo?
O testemunho positivo dos consumidores pode ajudar a conquistar novos clientes de maneira natural e sem a necessidade de investimentos, basta preservar um bom relacionamento, manter os canais de comunicação abertos e investir na satisfação.
Clientes recorrentes de varejo atraem novos consumidores por meio do marketing boca a boca e da indicação. Isso é essencial para o seu negócio crescer!
No comércio varejista, alguns fatores, como a precificação errada, podem arruinar as vendas – consumidores insatisfeitos têm um grande potencial destrutivo que coloca a imagem do negócio em risco.
É cada vez mais comum utilizar as redes sociais para compartilhar informações e experiências de compra. A comunicação negativa prejudica a empresa e atrapalha o relacionamento com os consumidores. Melhor garantir que os clientes de varejo fiquem satisfeitos, concorda?
De acordo com dados do Sebrae, 20% dos clientes correspondem a 80% do faturamento de uma empresa.
Clientes de varejo recorrentes merecem os maiores esforços dentro da empresa, isso traz recompensas e reduz a necessidade de investimentos para captação.
Atrair novos consumidores exige investimento em propaganda, marketing e treinamentos de equipes, e tudo isso sem a garantia de que ele retornará ao seu negócio. Além disso, ainda há a possibilidade de atrair os clientes errados, fazendo com que a sua empresa perca dinheiro.
Muito se fala a respeito de estratégias para atrair consumidores, mas é mais barato focar nos clientes de varejo recorrentes. Para ter um negócio próspero e lucrativo, é essencial prestar atenção naqueles que são os porta-vozes da sua marca.
Investir na satisfação dos clientes reduz a necessidade de novos investimentos para captação e gera diferencial competitivo em um mercado muito dinâmico. Além disso, você pode direcionar esses recursos para manter seus funcionários motivados, de forma que eles produzam mais e aumentem as vendas no varejo!E você, já utiliza estratégias focadas nos clientes de varejo recorrentes? Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a Somaplan e tire suas dúvidas. Será ótimo conversar com você!
Antes de ir, confira nosso texto sobre as rupturas do mercado varejista e como isso pode prejudicar seu negócio.
Sucesso e até logo!