Contratar funcionários para sua lanchonete, bar ou restaurante não é uma tarefa das mais fáceis. É necessário divulgar as vagas, analisar currículos, pedir recomendações, fazer entrevistas, criar programas de treinamento para que o seu empreendimento seja diferenciado pelo melhor atendimento aos seus clientes, orientar para que haja entrosamento na equipe, enfim, é uma grande maratona para o empreendedor alimentício. Diante de todo esse trabalho, é preciso também pensar na importância da retenção desses funcionários, quando já treinados e bem preparados para o perfeito atendimento aos clientes da casa.
A retenção de funcionários em lanchonetes, bares e restaurantes é importante para garantir uma equipe de trabalho treinada e bem entrosada com o propósito da casa, para evitar gastos desnecessários com rescisão de contrato e também para evitar ter de enfrentar novamente a maratona de contração de novos empregados, além de ter de começar novamente de um ciclo de treinamentos do zero.
Na maior parte das empresas, a retenção de funcionários é um tema recorrente, embora nem todas façam investimentos em estratégias práticas para conseguir segurar os empregados em seu quadro de pessoal.
No segmento da alimentação, a situação é ainda mais complicada, já que o mercado é bastante competitivo e os salários e gorjetas podem gerar insatisfação, fazendo com que atendentes, garçons e cozinheiros procurem outros estabelecimentos.
Os proprietários de lanchonetes, bares ou restaurantes, portanto, precisam tomar algumas atitudes para a retenção de seus funcionários, encontrando meios dentro de suas possibilidades para garantirem que seus empregados não procurem outro lugar para trabalhar.
A retenção de funcionários é bastante importante para as lanchonetes, bares ou restaurantes, uma vez que, além de os empresários contarem com pessoas que já conhecem a clientela, que oferecem um bom atendimento, impedir sua saída custa bem menos do que contratar novos funcionários.
Comentamos sobre os custos de contratação de novos funcionários. Eles são consideráveis, principalmente para o setor da alimentação. A contratação de novos funcionários envolve uma série de gastos, como, por exemplo:
Os proprietários de lanchonetes, bares ou restaurantes devem encontrar meios para reterem seus funcionários. Para isso, é importante conhecerem:
Na maior parte das vezes, um empregado procura outro emprego por se sentir desmotivado ou desvalorizado, principalmente quando não encontra oportunidade de crescimento dentro da empresa ou em busca de salário mais alto, quando o salário e os benefícios não estão condizentes com o mercado.
É evidente que uma lanchonete, bar ou restaurante não oferece um plano de carreiras para todos os funcionários, pois, não dá para ter 3 chefes de cozinha ou 5 gerentes ao mesmo tempo em um salão de um restaurante ou comandando uma cozinha, mas isso não impede que o empresário tome algumas atitudes para oferecer mais benefícios aos seus empregados, desde que a empresa tenha condições de arcar com mais custos.
No entanto, não são apenas os benefícios que promovem a retenção de funcionários. Quando uma equipe está bem entrosada, quando o empresário mantém um bom relacionamento com todos os funcionários, certamente eles vão se sentir satisfeitos com o trabalho e com esse envolvimento, criando um ambiente mais tranquilo e satisfatório para todos.
A retenção de funcionários exige um bom investimento por parte do proprietário, garantindo que sua clientela também sinta esse clima, num ambiente aconchegante, conhecendo todos os garçons, atendentes e cozinheiros, por exemplo, e sabendo que muitos já conhecem suas preferências, oferecendo atendimento mais personalizado.
Para a retenção de funcionários, os empresários donos de, lanchonetes, bares ou restaurantes devem aplicar esforços no engajamento da equipe, mantendo com eles um compromisso, dando condições para participar mais efetivamente das decisões da empresa.
Um funcionário engajado com a empresa e com a equipe mostra-se mais satisfeito e motivado, tendo maior conexão com a administração do negócio e com os clientes, mostrando-se mais comprometido, inclusive emocionalmente, e criando laços com a clientela.
Os empreendedores, proprietários de lanchonetes, bares ou restaurantes, devem buscar os meios para a retenção de seus funcionários, garantindo que seus estabelecimentos ofereçam sempre o melhor atendimento aos clientes, de modo a garantir sustentabilidade e crescimento ao empreendimento.
O que você tem feito para reter funcionários em sua lanchonete, bar ou restaurante? compartilhe sua experiência conosco nos comentários.
Como está a contabilidade de sua lanchonete, bar ou restaurante? Você já fez um planejamento tributário este ano para ver qual o melhor regime tributário para o próximo ano? Como você cuida da folha de pagamento de seus funcionários?
Se precisar de ajuda com esse sou outros assuntos relacionados a sua lanchonete, bar ou restaurante, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em falar com você!
Até breve.