Mesmo com toda a tecnologia atual, o número de doenças provocadas por alimentos feitos fora de casa ainda é alarmante. A segurança alimentar da cozinha de seu restaurante, bar e lanchonete é um assunto para ser levado a sério, evitando autuações pela Anvisa ou processos por parte dos clientes.
Um dos fatores mais importantes para garantir a qualidade dos alimentos é o humano, com a manipulação, uma vez que este é o elemento central para garantir a segurança alimentar da cozinha de seu restaurante, bar e lanchonete.
As pessoas que trabalham com alimentos precisam conhecer os procedimentos das boas práticas na manipulação dos produtos, selecionando e mantendo o controle de qualidade, mantendo o armazenamento adequado e garantindo que as condições de higiene sejam preservadas.
A segurança alimentar de seu restaurante, bar e lanchonete deve seguir as normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mantendo os alimentos livres de contaminação e evitando que haja qualquer tipo de intoxicação, sendo esse um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Portanto, é necessário que os profissionais que trabalham com a manipulação de alimentos estejam qualificados para a preparação, oferecendo alimentos seguros aos clientes e garantindo que o estabelecimento não tenha qualquer tipo de problema nessa área.
Para garantir a segurança alimentar da cozinha de seu restaurante, bar e lanchonete, vamos apresentar as 5 regras básicas para garantir a higiene da cozinha do seu estabelecimento, evitando qualquer tipo de doença, contaminação ou intoxicação de seus clientes:
A segurança alimentar da cozinha de seu restaurante, bar e lanchonete começa pela temperatura dos alimentos. Em alimentos com preparação acima de 60°C ou abaixo de 5°C, a proliferação e multiplicação de bactérias é suspensa ou é mais lenta. Essa regra deve ser seguida para garantir que todos os alimentos estejam livres de contaminação.
Para garantir que o controle de temperatura esteja adequado, é importante manter uma planilha de controle de temperatura ao lado das geladeiras e freezers, evitando que os produtos possam desenvolver microrganismos.
Os alimentos devem ser devidamente separados para garantir a segurança alimentar de seu restaurante, bar e lanchonete. Durante a preparação e após os alimentos, prontos, existem microrganismos que podem passar de um alimento para outro, provocando contaminação.
Na cozinha, os alimentos devem ficar em bancadas separadas, com os alimentos prontos em um lugar diferente dos crus, tomando os cuidados principalmente com os seus tipos, como carnes e peixes em um lugar, enquanto legumes e frutas em outro.
Coletar amostras dos alimentos é garantir a segurança alimentar da cozinha de seu restaurante, bar e lanchonete. No caso de um cliente considerar que teve problemas decorrentes da alimentação, o empresário poderá mandar a coleta para análise, verificando se foi o seu restaurante que provocou o problema no cliente.
A coleta deve ser feita antes de servir qualquer alimento, devendo identificar a embalagem, indicando a temperatura, data e o tipo de alimento, devendo permanecer armazenada durante 72 horas.
Os funcionários devem receber o treinamento necessário para as boas práticas de higiene, garantindo a segurança alimentar da cozinha de seu restaurante, bar e lanchonete. Essas práticas devem ser acompanhadas, evitando qualquer tipo de contaminação. Entre elas, é preciso considerar as seguintes:
Um item fundamental para ter maior segurança alimentar da cozinha de seu restaurante, bar e lanchonete é a higiene dos funcionários e manipuladores de produtos para a produção dos alimentos.
Os funcionários devem ter as mãos sempre limpas, lavar todos os produtos a serem usados no preparo das refeições e manter a cozinha em estado de constante higiene.
A legislação sanitária deve ser rigorosamente seguida para não oferecer qualquer tipo de risco ao cliente.
Se você, como empresário, tem alguma dúvida com relação à segurança alimentar da cozinha de seu restaurante, bar e lanchonete, converse com seu contador e solicite a ele as regras da Anvisa com relação à preparação de alimentos e da higienização do ambiente em que eles são produzidos.
Entenda sobre a importância da contabilidade para restaurantes.
Até a próxima!