rupturas no mercado varejista
Para que um ponto de venda atinja o máximo de eficiência, todos os fatores essenciais precisam estar alinhados. No entanto, as rupturas no mercado varejista impedem que esse padrão de excelência seja alcançado. Você sabe identificar os problemas de seu negócio de forma ágil, permitindo uma solução rápida a ser implementada?
Confira, a seguir, o que são as rupturas no mercado varejista e de que forma elas podem impactar negativamente em seu empreendimento.
A ruptura, em um mercado varejista, representa um problema na cadeia de distribuição.
É como a falta de um produto na gôndola quando ele deveria estar lá, por exemplo.
Esse problema pode ocorrer em qualquer etapa da cadeia. Como resultado, o que se tem são efeitos perigosos à sua marca. Vendas podem ser adiadas, ou até mesmo canceladas com rupturas no mercado varejista.
Geralmente, as rupturas no mercado varejista são visíveis somente quando já ocorreram. Identificar quais são as causas das rupturas no mercado varejista é a chave para lidar com a situação.
Para isso, é preciso uma análise e visão precisa do processo completo. Retraçar os pontos de sua cadeia de distribuição pode ser trabalhoso e até mesmo impraticável sem um processo adequado.
A ocorrência de rupturas precisa ser identificada por um sistema de análise confiável. Dessa forma, o recurso de uma auditoria no ponto de venda, por exemplo, torna-se uma tática eficiente para solucionar esses problemas.
Como vimos, as rupturas do mercado varejista são um problema em sua cadeia de distribuição. E os diagnósticos desse problema podem ser preocupantes.
Muitos varejistas só perceberem o efeito da ruptura quando seu estoque está deficiente, o que indica a negligência e o descontrole dos sistemas utilizados. De acordo com dados da Nielsen, o índice de faturamento do varejo sofre uma perda de 4,9% do valor em função de gôndolas vazias.
Além do impacto claramente financeiro, as rupturas do mercado varejista expõem sua marca. Clientes podem, de acordo com o produto que causou a ruptura, terem uma percepção negativa de seu PDV. Estratégias de fidelização são fragilizadas. Sua concorrência ganha a oportunidade de capitalizar com base em sua falha. Por isso, é preciso ficar atento!
Realizar um controle focado em indicadores de rupturas em seu varejo é um esforço constante. Para minimizar os problemas, algumas medidas básicas podem ser tomadas. Uma delas é estar atento ao comportamento de seu consumidor. Assim, flutuações de demanda, investimento no estoque e outros aspectos tornam-se mais fáceis de serem definidos.
Uma vez definida a origem do problema, é necessário tomar ações práticas. A reposição de produtos, por exemplo, é uma implantação prioritária para lidar com rupturas no mercado varejista. Um bom e rápido reabastecimento de seu ponto de venda pode fazer com que o problema de seu varejo seja resolvido antes e que uma reincidência seja evitada no futuro.
Por fim, é sabido que uma automatização nos sistemas de controle dessa ruptura gera maior controle ao processo. Auditorias e inventários regulares são uma forma de fazer com que a cadeia de distribuição siga um caminho sustentável, coletando dados, identificando gargalos e lacunas e sabendo como preenchê-las.
Sua empresa já investe em formas ágeis e eficientes para lidar com as rupturas no mercado varejista? Compartilhe suas dúvidas com a Somaplan!
Que tal conferir algumas dicas para a saúde financeira do seu comércio varejista?
Sucesso e até a próxima!