Você conhece a importância do livro caixa em bares e restaurantes? Não? Então, hoje você conhecerá!
Evidentemente, o livro caixa não precisa ser um modelo impresso, onde são anotadas de forma manual as entradas e saídas de dinheiro. Existem softwares especiais para manter o controle, oferecendo ao proprietário todas as informações de uma maneira mais organizada, separando as contas por suas categorias e, no final de cada dia, sabendo exatamente o que foi gasto e o que foi recebido.
O livro caixa deve servir para manter o controle de todas as transações do bar ou restaurante, e o empresário deve preencher corretamente com todos os valores e discriminação do que entra e do que sai em movimentação financeira.
A opção pode ser por um caixa diário, semanal ou mensal, embora, em qualquer situação ele deva ser manuseado todos os dias. Hoje, é possível migrar o livro caixa impresso por uma planilha no computador ou por um sistema que ofereça todas as funcionalidades necessárias, inclusive com controle de estoque e de contas a pagar e receber.
No livro caixa, todas as saídas devem ser separadas, com os fornecedores lançados com seus nomes e mercadorias, e com as despesas devidamente discriminadas, ou seja, separando os custos fixos dos custos variáveis. A separação adequada das despesas é feita com a categorização das contas, ou seja, denominando os custos relativos a consumo, a pagamentos de aluguel, telefone, internet e outros e o preenchimento deve ser feito todos os dias para evitar qualquer esquecimento.
Para o proprietário de bares e restaurantes, é importante estabelecer uma sequência lógica para o livro caixa, ou seja, tendo o saldo inicial idêntico ao saldo do dia anterior, podendo, dessa forma, no final de cada dia, conhecer o saldo disponível.
No dia a dia de um bar ou restaurante, todas as anotações são necessárias, mesmo porque alguns itens são de valor mínimo. Contudo, trata-se de vendas e do controle do estoque e, por isso mesmo, tudo deve ser anotado.
Com o controle total do livro caixa em bares e reastaurantes, o proprietário poderá identificar rapidamente se não está ocorrendo qualquer erro ou desvio de dinheiro e, no caso de haver qualquer divergência, é possível fazer sua correção no mesmo dia, mantendo a sequência previamente estabelecida.
Mantendo o livro caixa de forma correta, o empresário poderá ter também o controle de valores depositados, de todas as suas despesas e das informações necessárias para elaborar o fluxo de caixa futuro, ou seja, fazer as anotações sobre contas a pagar e a receber e ter uma previsão do movimento futuro, tendo mais tranquilidade com relação ao gerenciamento de seu estabelecimento.
Grande parte dos estabelecimentos que trabalham com alimentos e bebidas possuem um fluxo contínuo de clientes e, se o proprietário deixa as anotações para depois, sempre vai se esquecer de qualquer detalhe, seja um recebimento ou um pagamento e, dessa forma, não poderá acompanhar os resultados de sua empresa.
A melhor forma de manter o livro caixa em bares e restaurantes é com a utilização de softwares desenvolvidos especificamente para essa atividade. Assim, ao mesmo tempo em que pode lançar diretamente no sistema toda a movimentação, o proprietário terá total controle sobre o seu estoque, sabendo pelo próprio sistema o que precisa ou não ser reposto.
Além disso, um sistema informatizado de livro caixa em bares e restaurantes vai possibilitar que, ao final de cada mês, o proprietário possa fazer a apuração dos resultados, sabendo se teve lucro ou prejuízo, elaborando o planejamento do seu estabelecimento para o próximo mês e sabendo o quanto vai precisar pagar em despesas variáveis e fixas.
Para o proprietário de bares e restaurantes que precisa fazer o seu livro caixa, a melhor opção é procurar a ajuda de um contador, tornando esse controle mais fácil e eficiente.
Curta nossa página no Facebook! @somaplancontabil
A Somaplan é uma empresa contábil especializada na contabilidade para bares e restaurantes em Vila Real, Hortolândia-SP.
Sucesso e até a próxima.