Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as vendas no restaurante. São formas simples, porém, eficazes de fazer com que os clientes passem a consumir mais e, assim, aumentar o faturamento do local.
Para te ajudar nisso, listamos abaixo algumas boas práticas para serem aplicadas no restaurante e fazer com que as vendas aumentem.
O público está cada vez mais exigente e, a cada dia, ganha mais poder. Hoje é bem simples denunciar o péssimo atendimento de um local nas redes sociais que se dissemina rapidamente e pode prejudicar bastante o nome do restaurante na região.
Portanto, um atendimento exemplar é uma das coisas que você pode oferecer para aumentar o consumo dos clientes. Quanto melhor o atendimento, mais à vontade eles se sentem, maior é tempo de permanência no restaurante e, consequentemente, mais eles passarão a consumir.
O garçom precisará interagir mais com os clientes, oferecendo para eles uma boa opção no momento certo. Por exemplo, após comer o prato principal, é possível oferecer aos clientes uma opção de sobremesa ou mesmo aquele cafezinho, dependendo do horário. Eles ficarão muito mais propícios a aceitar.
Para que o restaurante ofereça um bom atendimento, é essencial que a equipe esteja bem preparada para receber qualquer tipo de cliente. Desde aqueles que pedem sugestões até os que são mais exigentes e querem saber quais os ingredientes de cada prato.
Além disso, os funcionários precisam aprender técnicas de vendas específicas para esse nicho. Ele deve conhecer bem cada opção que tem no menu, tanto de comida quanto de bebida. É, no mínimo, constrangedor um cliente perguntar sobre algum item do cardápio e o garçom ficar sem resposta.
Portanto, você deve oferecer cursos de capacitação de acordo com o tipo de clientela que recebe e com o tipo de comida que oferta. Por exemplo, é necessário que eles aprendam sobre os tipos de vinho e qual combina melhor com um determinado tipo de prato.
Sabia que usar o cifrão pode espantar o cliente e faz parecer que os preços no menu são mais caros do que realmente são? Isso porque o símbolo “$” oferece uma sensação de mais de um custo e você não deseja que o cliente pense nisso justamente quando está sentado na mesa do restaurante.
Portanto, evite colocar esse tipo de símbolo e, se puder, utilize a cor verde nos números. Tanto a cor quanto o não uso do cifrão ajudará o seu cliente a gastar mais do que imaginava.
Descrever no menu, ao lado de cada prato, o que vai em cada um deles é uma boa estratégia para aumentar as vendas no restaurante. Ao mostrar ao cliente os ingredientes principais que são usados em cada opção, passa-se uma ideia de maior segurança e confiança e, sabendo exatamente o que vai comer, ele se sente mais à vontade para consumir.
Você pode conseguir aumentar as vendas no restaurante e esse dinheiro vai simplesmente desaparecer se uma boa gestão financeira não for realizada. É necessário saber quanto é gasto em cada setor para descobrir em qual é possível cortar custos e em qual mais investimentos são necessários.
Para isso, o ideal é que você contrate uma empresa especializada em contabilidade para restaurantes para que assim, a gestão financeira do seu estabelecimento fique em mãos confiáveis. Descobrir a margem de lucro e quanto sobra no caixa para fazer os devidos investimentos é um passo importante para aumentar as vendas.
Agora que você conhece essas dicas, é hora de aplicá-las no seu negócio!
Se você ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, entre em contato com a Somaplan. Será um prazer te atender!
Que tal aprender a reduzir os custos fixos do restaurante?
Sucesso e até a próxima.