Reduzir as despesas fixas de um bar, restaurante ou lanchonete pode parecer algo impossível. Mas, com as dicas certas, você fará isso sem muito esforço! Quer saber como? Continue a leitura!
Reduzir os custos é uma das estratégias que podem ser utilizadas tanto para aumentar os lucros, quanto para os momentos de crise, em que é preciso segurar as rédeas. Cortar as despesas, muitas vezes, pode ser uma tarefa difícil, especialmente porque, quando se pensa nesse assunto, a equipe fica logo preocupada com a qualidade do serviço que é oferecido.
Mas há maneiras de reduzir os gastos sem, necessariamente, colocar a qualidade do atendimento em risco. São pequenas mudanças que podem ser feitas e que, ao longo dos meses, faz uma grande diferença no caixa.
O primeiro passo para que ocorra essa redução de despesas é fazer com que toda a equipe esteja envolvida nela. Se apenas você se dedicar a isso, o planejamento está fadado a não dar certo.
Entenda que os seus funcionários são os colaboradores da sua empresa, e sem eles, boa parte do trabalho não tem como acontecer. Por exemplo, se você pretende reduzir os gastos com a conta de energia, todos eles precisam colaborar para apagar as luzes quando deixam um ambiente ou desligar o ar condicionado em dias mais frios.
Esse é um dos grandes, senão o maior problema, que bares, lanchonetes e restaurantes costumam enfrentar. Afinal de contas, não dá para saber quando um cliente pede um item do cardápio e não pretende comê-lo por inteiro. Mas você pode fazer alguns ajustes que te ajudarão com isso.
Uma boa tática para reduzir as despesas fixas de um bar, restaurante ou lanchonete é oferecer pratos individuais ou meias porções. Existem pessoas que comem pouco, especialmente as mulheres, e que, com certeza, pedem um item que dá para duas pessoas, mas não pretendem comer tudo. O cliente fica chateado porque gasta mais do que consumiu e o seu restaurante também sai perdendo, já que desperdiçará comida.
Outra tática é sempre observar qual é o alimento que os clientes mais deixam no prato. Quem sabe você não consegue reduzir a porção oferecida no cardápio? Não é necessário reduzir o valor caso não queira, pois o objetivo é apenas evitar que uma parte da comida vá para o lixo.
A cozinha é um local que oferece um grande risco para todos se não estiver devidamente segura e, para isso, é necessário realizar manutenções constantemente. Quando uma única peça está com defeito é mais fácil trocá-la logo já que o problema pode aumentar e prejudicar todo o aparelho. Assim, você poderá reduzir as despesas fixas de um bar, restaurante ou lanchonete sem grandes dificuldades.
Por exemplo, digamos que há uma peça no fogão que não está boa, basta trocá-la e pronto, está pronto para outra. Mas, se isso não tivesse sido descoberto, provavelmente essa peça quebrada ficaria ali por muito tempo e poderia prejudicar todo o fogão. Ele poderia parar de funcionar bem no momento de maior funcionamento do local, gerando uma série de prejuízos.
Em vez de contratar funcionários especializados para o seu negócio, por que não passar a responsabilidade do serviço para outra empresa? Costuma sair muito mais barato e o resultado oferece maior qualidade.
Certamente o seu bar, lanchonete ou restaurante precisa de um serviço de contabilidade para gerenciar as finanças e evitar problemas na justiça ou na receita federal. Contratar uma empresa para cuidar dessa parte é um dinheiro bem investido, que reduzirá as preocupações e a quantidade de despesas ao final do mês.
Esperamos que essas dicas para reduzir as despesas fixas de um bar, restaurante ou lanchonete tenham sido úteis para você. Se você tem mais dúvidas e quer saber de outros processos financeiros que podem te garantir maior economia, entre em contato com a Somaplan. Somos uma empresa especializada na contabilidade para lanchonetes e restaurantes, e será um prazer te ajudar!
Sucesso e até a próxima!